Medicina Alternativa

Aprenda a fazer remédios caseiros para aliviar o prurido

Por Redação Doutíssima 17/12/2014

Também chamado de coceira ou comichão, o prurido é uma irritação na pele que afeta áreas localizadas, como braços, pernas e costas, e pode aparecer junto com erupções cutâneas, bolhas e inchaço. Em geral, não representa uma doença em si, mas é consequência de algum problema de saúde, como urticária, hepatites e dermatite de contato. Aprenda a fazer remédios caseiros para se livrar desse incômodo.

prurido

 

Alivie o prurido com remédios caseiros

 

1. Malva

 

Essa planta medicinal ajuda a aliviar o prurido graças aos ácidos múcicos que possui, que amenizam a irritação da derme sem causar outras alergias. Para preparar esse remédio natural, você precisará de folhas frescas de malva e um gaze ou pano limpo.

Depois de limpar as folhas de malva, esmague-as sobre o pano ou gaze e coloque sobre a coceira. Deixe agir durante 15 minutos, lavando a pele em seguida com água em abundância. Faça isso sempre que achar necessário.

 

2. Loção caseira

 

Uma loção caseira a base das plantas medicinais hamamélis, alfazema e hortelã pode ajudar você a acabar com o prurido. Esse composto age amenizando a inflamação devido à ação adstringente e anti-inflamatória da alfazema e hamamélis. Já o hortelã atua acalmando a pele e diminuindo o comichão. Separe 30 ml de extrato de hamamélis, 20 gotas de óleo essencial de hortelã e 20 de gotas de óleo essencial de alfazema.

A forma de preparo é muito simples. Basta adicionar todos os ingredientes em um recipiente ou frasco pequeno e misturar bem. Feito isso, passe sobre a região afetada, com o auxílio de um algodão ou tecido. Se você utilizar essa loção natural mais de uma vez e ela não tiver efeito duradouro, procure um médico para descobrir a doença que está causando a alergia.

 

3. Camomila

 

O chá de camomila possui um composto conhecido como azuleno, um anti-inflamatório que alivia o prurido e a vermelhidão da pele. No preparo, você irá utilizar quatro colheres (sopa) de camomila seca e 500 ml de água.

Prepare uma infusão, acrescentando a camomila em recipiente com água fervente. Depois, deixe amornar e guarde na geladeira por uma semana. Passado esse tempo, molhe um gaze ou pano limpo no chá e aplique sobre a irritação por 10 minutos.

 

4. Urtiga

 

A urtiga é uma planta medicinal anti-alérgica e anti-inflamatória, que pode ser usada no tratamento de prurido tanto em forma de óleo quanto chá.  O óleo você pode comprar. Para preparar o chá, ferva um um pouco de água e coloque em uma xícara, sobre uma colher (sopa) de folhas secas da urtiga. Espere amornar e beba duas vezes ao dia.

 

5. Banho

 

Um método eficiente para aliviar a coceira e a vermelhidão na pele momentaneamente é um bom banho quente. O melhor é não usar nenhum sabão na água, para não dar nenhuma reação. Se quiser pode optar por um sabonete anti-alergênico.

Você pode adicionar um copo de bicarbonato de sódio ou aveia na água da banheira para acalmar a irritação. Antes de secar a pele certifique-se que nenhum resíduo do sabão, bicarbonato ou aveia permaneceram na derme.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!