Uncategorized

Aprenda a fazer remédios caseiros para tratar infecção por fungo

Por Redação Doutíssima 17/12/2014

Indispensáveis para o equilíbrio da natureza, uma vez que decompõem a matéria orgânica, certos tipo de fungos podem causar doenças nos seres humanos, quando introduzidos a condições favoráveis para isso. As chamadas micoses, por exemplo, costumam aparecer nas regiões mais úmidas do corpo, como virilha e entre os dedos dos pés e mãos, causando escamações, feridas e muita coceira. Confira alguns remédios caseiros para tratar esse e outros tipos de infecção por fungo.

 

infeccao-por-fungo

Plantas medicinais são ótimas para tratar uma infecção fúngica. Foto: iStock, Getty Images

 

Remédios caseiros para tratar infecção por fungo

 

1. Camomila

 

Componentes químicos como éteres cíclicos, bisabolol e chamazulene, tornam essa planta medicinal anti-inflamatória, antibacteriana e fungicida combatendo tanto uma infecção por fungo quanto outras doenças inflamatórias da derme.

Prepare o chá da erva com meio litro de água e uma xícara de café com flores secas de camomila. Ferva a água e acrescente a camomila, deixando descansar por 15 minutos. Lave a área da pele afetada três vezes ao dia.

2. Alho

 

Com altos níveis de alicina, o alho atua como um forte antifúngico, sendo muito usado para tratar uma infecção por fungo. Nesse tratamento, você pode optar por ingerir ou utilizar o ingrediente na forma de creme. Caso prefira a ingestão, coma um ou dois dentes de alho crus por dia para diminuir sua inflamação ou triture a planta e misture na comida.

Caso prefira o creme, esmague um ou dois dentes de alho até criar uma pasta e aplique uma vez por dia na região infectada.

3. Iogurte

 

Graças aos seus lactobacillus acidophilus, o iogurte é outro remédio caseiro indicado para combater a infecção por fungo. Essa bactéria benéfica também é encontrada no organismo humano. Ela controla a propagação de outras infecções e ajuda a regular o sistema.

Coma o iogurte todos os dias e aplique um pouco sobre a zona infectada, o que fará diminuir a coceira imediatamente. Não esqueça que o iogurte deve ser natural e, de preferência, sem açúcar. Não faça esse tratamento se você for intolerante a lactose.

4. Vinagre de maçã

 

Antifúngico e antibacteriano natural, o vinagre de maçã pode ser usado contra a infecção fúngica. Para potencializar o efeito, use também limão, alho e alecrim. Separe uma xícara de vinagre de maçã, dois limões, três xícaras de água, um ramo de alecrim e três dentes de alho.

Ferva a água junto com o alecrim, os limões cortados em pequenos pedaços e os dentes de alho sem casca. Após cinco minutos, desligue e deixe esfriar. Depois, acrescente o vinagre de maçã. Coe e lave o local da inflamação várias vezes ao dia.

5. Árvore do chá

 

Antibiótica, antibacteriana, antifúngica e antiviral, essa planta medicinal, utilizada principalmente como óleo essencial, é usada para fazer um creme caseiro contra infecção por fungo.

Comece levando ao fogo 100 ml de manteiga de karité, duas colheres (sopa) de azeite de oliva e duas colheres (sopa) de óleo de abacate. Mexe até misturar bem. Desligue o fogo e adicione 15 gotas do óleo da árvore do chá. Guarde em um frasco limpo com tampa e use diariamente sobre a inflamação.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!