Medicina Alternativa

Aprenda a fazer remédios caseiros para evitar espasmos musculares

Por Redação Doutíssima 18/12/2014

Contrações musculares involuntárias e dolorosas, que por vezes acontecem na batata da perna e na pálpebra, os espasmos musculares são desencadeados por estresse, na maioria das vezes. Também conhecidos como câimbras, os espasmos devem ser levados mais a sério caso estejam ligados a alguma doença neurológica. Nas demais situações, você pode optar pelos remédios caseiros abaixo.

espasmos-musculares

Remédios caseiros ajudam a prevenir espasmos musculares. Foto: iStock, Getty Images

 

Remédios caseiros para evitar espasmos musculares

 

1. Gelo

O gelo tem ação imediata sobre a dor e desconforto ocasionados pelos espasmos musculares, agindo com um anti-inflamatório, ao diminuir o fluxo sanguíneo local e regional. A dor posterior à câimbra também pode ser amenizada com uma compressa de gelo.

Para prepará-la, separe uma toalha limpa. Nela, coloque cubos de gelo e aplique sobre a área afetada durante 20 minutos. Faça isso quantas vezes achar necessário.

2. Alface

Os talos da alface possuem uma substância chamada lactucina, que acalma o sistema nervoso, relaxando os músculos e evitando os espasmos musculares. Prepare um chá com os talos da alface fervidos em 750 ml de água.

Depois, despeje sobre os talos e deixe-os agir por cinco minutos. Coe e tome quatro xícaras por dia. Os chás de hipericão e erva-de-são-joão possuem o mesmo efeito calmante. Opte pela planta de sua preferência ou mescle os remédios caseiros.

3. Banana

Rica em potássio, o mineral que combate os espasmos musculares, a banana é uma boa pedida para relaxar seus músculos e aliviar a dor.

Basta preparar uma vitamina de banana com aveia. Leve ao liquidificador uma banana madura sem casca e cortada em rodelas, um copo de leite ou um pote de iogurte e duas colheres de aveia. Bata até conseguir uma mistura homogênea, adoce e beba. Tome essa vitamina todos os dias, pela manhã. Se preferir, coma uma banana por dia.

4. Alecrim

Anti-inflamatório natural, o alecrim reduz a tensão e sensibilidade causados pelos espasmos musculares. Prepare o chá da planta medicinal adicionando uma colher (sopa) de alecrim fresco em uma xícara com água fervente.

Misture bem e deixe descansar por 20 minutos. Depois, você precisará coar o chá para separar as folhas do líquido. Após fazer isso, aplique compressas molhadas com esse líquido nas áreas afetadas.

5. Suco de frutas

Um combinado dos sucos de melão, uva e limão alivia as dores causadas pela contração dos músculos e evita que isso aconteça com frequência. Separe 30 gramas de melão, 125 gramas de uvas sem sementes, lave-as bem e descasque. Leve ao liquidificador e bata junto com o sumo de um limão. Beba esse suco todos os dias. Se você for adepto de exercícios físicos, tome a mistura depois da atividade.

6. Cidreira

Graças a um componente chamado eugenol, a erva-cidreira possui efeito calmante sobre os espasmos dos músculos, adormecendo os tecidos e matando as bactérias. Também é antiviral e eficaz contra dores de cabeça. Ferva uma xícara de água e coloque sobre uma colher (sopa) de folhas e ramos da planta. Deixe abafado durante 10 minutos e depois coe. Esse chá deve ser tomado três vezes ao dia.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!