Uncategorized

Aprenda a fazer remédios caseiros para evitar flatulência

Por Redação Doutíssima 18/12/2014

Ao ingerirmos alguma comida, bebida ou a própria saliva, engolimos ar. Como ele irá para o sistema digestivo, aí se origina a flatulência. Outras causas dos chamados gases são os carboidratos não digeridos, que acabam fermentados por bactérias do intestino. Aprenda a fazer remédios caseiros para se livrar do incômodo dos inchaços e evitar aqueles momentos constrangedores causados pelo barulho e mau cheiro.

 

flatulencia

Plantas medicinais ajudam você a reduzir o excesso de gases. Foto: iStock, Getty Images

 

Remédios caseiros para evitar flatulência

 

1. Agrião

 

O agrião é uma boa pedida para combater a flatulência por possuir propriedades digestivas que regulam o intestino, eliminando os restos de comida que possam estar ocasionando o problema. Prepare um suco da planta medicinal com um molho de agrião e meio copo de água. Bata tudo no liquidificador, coe e beba uma xícara da mistura, três vezes por dia. Faça esse tratamento três dias seguidos.

2. Cenoura

 

Rica em fibras e com carboidratos que não causam a fermentação bacteriana do intestino, a cenoura crua evita a flatulência. Prepare um suco de cenoura extraindo seu sumo em uma centrífuga. Beba 30 minutos antes de almoçar. Se preferir, você pode comer a cenoura crua durante as refeições. Repita esse processo por sete dias consecutivos para obter resultados positivos.

3. Hortelã

 

O chá de hortelã evita que a flatulência formada no intestino seja expulsa em forma de gases graças às suas propriedades anti-espasmódicas, que diminuem os movimentos peristálticos. Ferva 250 ml de água e acrescente três colheres (café) de folhas de hortelã-pimenta. Deixe tapado por cinco minutos, coe e consuma de duas a quatro vezes ao dia. Beba água nos intervalos do chá, dois litros por dia, no mínimo.

4. Erva-doce

 

Além de evitar os gases, o achá de erva-doce combate as cólicas causadas pelos espasmos gastrointestinais. Prepare o chá com uma xícara de água fervente e uma colher (sopa) de chá de erva-doce. Faça a infusão e reserve por 10 minutos. Tome quantas vezes ao dia quiser, sem adoçar. Complemente seu tratamento comendo alimentos ricos em fibras como legumes e frutas.

5. Chá de ervas

 

Uma combinação das ervas anis-estrelado, cidreira e alcarávia vai potencializar seu tratamento contra flatulência. O anis funciona como um anti-espasmódico natural, a cidreira diminui o acúmulo de gases e combate a prisão de ventre e a alcarávia possui propriedades antiácidas, antiflatulentas, digestivas e diuréticas, melhorando o funcionamento do seu intestino.

Separe meia colher (chá) de anis-estrelado, meia colher (chá) de erva-cidreira e meia colher (chá) de alcarávia. Ferva uma xícara de água e prepare uma infusão com as ervas citadas acima. Tape e deixe descansar durante cinco minutos. Em seguida coe e beba ainda morno. Você pode tomar essa receita todos os dias.

6. Cominho

 

Devido às suas propriedades antiflatulentas, o cominho é muito utilizado em casos de problemas digestivos como a formação de gases. Ele também evita as dores causadas pelos espasmos característicos do inchaço.

No preparo desse chá, você vai usar três gramas de folhas da planta e uma xícara de água fervente. Coloque a água sobre as folhas e espere por 10 minutos. Depois, é só coar e beber três vezes ao dia.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!