Medicina Alternativa

Conheça os melhores benefícios do gengibre

Por Redação Doutíssima 18/12/2014

De sabor picante bem característico, o gengibre é mundialmente conhecido, mas não apenas por seu uso na culinária – também é bastante apreciado por seus poderes em favor da boa saúde. É uma das plantas medicinais mais antigas e populares do mundo. Muito fácil de encontrar em supermercados, casas de produtos naturais e até em farmácias, essa planta pode ser utilizada de diversas maneiras: seca, fresca, em conserva, em cápsulas ou até cristalizada.

 

Benefícios e propriedades do gengibre

 

É considerado um forte anti-inflamatório, além de anticoagulante, antioxidante e bactericida – propriedades que o fazem ser muito indicado para tratamentos de desintoxicação do organismo.

Também é bastante utilizado para combater náuseas, vômito, dor de cabeça, congestão, cólera, gripe, diarreia, dor de estômago, reumatismo e doenças nervosas, mostrando-se um excelente agente na luta contra inflamação da garganta, asma, bronquite e, inclusive, contra o câncer.

 

gengibre

Além de tempero, o gengibre tem inúmeros benefícios medicinais. Foto: iStock, Getty Images

Ainda pode ser utilizado como antibiótico e no tratamento da depressão, sendo que seus componentes estimulam os centros vasomotor e respiratório.

Responsável pelo sabor picante do gengibre, o gingerol é uma substância presente na planta e rica em propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que protegem o organismo de bactérias e fungos. Entretanto, o alimento também contém propriedades terapêuticas graças à combinação de diferentes substâncias presentes em seu óleo essencial, como cafeno, felandreno, zingibereno e zingerona.

Outra de suas funções muito conhecidas é como coadjuvante para o emagrecimento, já que possui muitas substâncias termogênicas que ativam o metabolismo e, consequentemente, aceleram a queima de gordura corporal. Sua raiz, a parte mais utilizada, possui vitamina B6, potássio, magnésio e cobre.

 

Como consumir o gengibre

 

Entre as várias possibilidades de uso desse superalimento, algumas são mais conhecidas e/ou mais fáceis. Confira!

Chá

Para tratar tosse, gripe e resfriado, faça uma infusão utilizando pedaços frescos do ingrediente. Isso proporcionará o relaxamento do corpo, hidratação e eliminação de toxinas. Para prepará-la, aqueça meio litro de água sem deixar ferver, e despeje sobre duas colheres de sopa de gengibre cru, ralado ou amassado. Cubra e deixe repousar por 10 minutos.

Na culinária

Ele pode ser utilizado tanto no preparo de pratos doces quanto no de salgados. Porém, não substitua sua forma seca pela fresca (ou vice-versa) nas receitas, pois correspondem a sabores diferentes.

Sucos

Adicione esse ingrediente em diferentes tipos de suco para usufruir de sua ação anti-inflamatória. Isso favorecerá a eliminação de toxinas do organismo, além de oferecer mais disposição para o corpo, melhorar a aparência da pele e o funcionamento do intestino. Uma dica é bater no liquidificador abacaxi, hortelã ou raspas da casca do limão com gengibre. Fica muito saboroso.

Cru

Está com problema de rouquidão ou com a garganta irritada? Então mastigue pedaços de gengibre cru. Ele vai aliviar o incômodo, porém não trata o mal. Utilizar lascas da planta na água é uma ótima dica para aliviar enjoo.

Em pó

De sabor mais suave do que o fresco, o gengibre em pó é diferente do fresco e não pode substituí-lo em nenhum caso. É mais utilizado na culinária, para o preparo de bolos, pães, biscoitos e tortas. Para fazer em casa, deixe secar, retire a casca e moa-o inteiro.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!