Relacionamento

Término de namoro: fique longe das músicas melancólicas

Por Redação Doutíssima 18/12/2014

O término de namoro não é fácil. Você tenta encontrar motivos para o fim da relação, tenta superar angústias, se revolta por ele já estar com outra dois dias depois de terminar com você e mais um monte de sentimentos são possíveis de encher nosso coração e cérebro. Com isso, vem a atração pelas músicas melancólicas. Cuidado!

 

Experimente, antes de ligar o rádio, buscar o colo da mãe ou da melhor amiga, ou mesmo uma panela cheia de brigadeiro. Ficar atenta às músicas para embalar a fossa pode fazer mais mal do que você pensa.

 

musicas melancolicas

Há canções que podem potencializar a tristeza do fim de uma relação. Foto: iStock, Getty Images

 

A letra da música diz exatamente o que você está sentindo, o ritmo é o mais adequado possível e aquele solo de guitarra choroso combina exatamente com a tristeza do seu coração. Pois é, parece que as músicas melancólicas foram feitas especialmente para quem está passando por um fim de namoro.

 

Elas nos dão a sensação de conforto, de que não estamos sozinhos nesse mundo tão cruel e que tudo vai passar, só basta saber quando.

 

Há artistas, inclusive, que criam álbuns com canções inspiradas em situações como essa. Prova disso é a cantora e compositora norte-americana Norah Jones. Os álbuns The Fall, de 2009, e Little Broken Hearts, de 2012, são repletos de músicas melancólicas e ambos foram compostos após términos de relacionamentos.

 

Músicas melancólicas e dopamina

 

A ciência explica que quando estamos emocionalmente abalados os ritmos chorosos, melancólicos e até tristes têm poder de mexer como nosso cérebro e fazer com este órgão libere no organismo quantidade significativa de dopamina. Esse neurotransmissor é o responsável pela sensação de prazer e satisfação, por isso nos sentimos mais confortáveis.

 

As músicas melancólicas também conseguem a proeza de fazer com que nosso cérebro se sinta satisfeito como se nós tivéssemos comido, feito sexo ou usado alguma substância capaz de mudar a química dele.

 

Mas, assim como na comida, no sexo ou nas drogas, nosso cérebro também sente abstinência e quer cada vez mais ouvir músicas tristes o que pode nos colocar à margem da realidade e dificultar a superação do término do namoro.

 

Por isso, o mais indicado é que você aceite sua dor de cotovelo de outra maneira. Leia um livro, converse com sua família, saia com os amigos, veja filmes, enfim, faça coisas que lhe dão prazer. Aceitar o fim do relacionamento é a melhor maneira de superar e iniciar uma nova etapa da vida.

 

Músicas melancólicas que você não precisa ouvir

 

A seleção poderia ser bem maior, mas ficando longe destas músicas melancólicas e buscando outras atividades para se distrair e se divertir, sua vida pode começar a ganhar fôlego.

 

Veja uma lista de músicas melancólicas para você passar longe:

 

– Maysa – Meu mundo caiu

– Lacrimosa – Darkness (Escuridão)

– Pink Floyd – The Final Cut (O último corte)

– Dire Straits – Romeo and Juliet (Romeo e Julieta)

– The Beatles – Yesterday (Ontem)

– Pato Fu – Agridoce

– Johnny Cash – Hurt (Ferido)

– Alanis Morissette – Uninvited (Não convidado)

– Elvis Presley – You Were Always on My Mind (Você Sempre Esteve em meus Pensamentos)

– Pearl Jam – Last Kiss (Último Beijo)

– Radiohead – No Surprises (Sem Surpresas)

– Eric Clapton – Tears In Heaven (Lágrimas no Paraíso)

– Amy Winehouse – Back to Black (De Volta ao Luto)

– Los Hermanos – É de Lagrima

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!