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Dica do Nutricionista

Aprenda como controlar a compulsão por doces em 5 passos

Por Redação Doutíssima 19/12/2014

A falta de controle diante de doces é um dos grandes problemas relatado pelas mulheres que desejam emagrecer. Vários fatores podem interferir no aumento da compulsão por doces e alguns especialistas acreditam que ela pode até se tornar um vício.

 

A ansiedade é quem geralmente leva a culpa, mas existem outros fatores fisiológicos que contribuem para você atacar as guloseimas e mandar a dieta por água abaixo. Veja quais são e como é possível controlar sua compulsão por doces.

compulsão por doces

Algumas dicas vão driblar o descontrole diante do açúcar. Foto: iStock, Getty Images

Compulsão por doces pode causar doenças

 

Os carboidratos refinados (pães, bolos, biscoitos, massa, arroz, etc) quando consumidos em grandes quantidades, além das doenças que podem causar, como o diabetes e a obesidade, são vilões quando o assunto é compulsão por doces.

 

Isso ocorre porque no organismo estes alimentos se transformam em um açúcar. Assim, quando estes alimentos são digeridos o corpo recebe um pico de glicose no sangue, e o corpo precisa aumentar o nível de insulina para reduzir a glicemia.

 

Quando o corpo começa a trabalhar para fazer a taxa de glicemia descer, entra a vontade louca de comer alimentos com açúcar e carboidratos refinados, porque o organismo está gastando energia e quer mais.

 

Assim, essa compulsão por doces acaba se tornando um ciclo vicioso, porque você come e logo vai ter vontade de comer mais para equilibrar o que já comeu e assim por diante.

 

Além deste “círculo” causado pelos açúcares e carboidratos refinados, o consumo de açúcar também causa a liberação de dopamina, dando a sensação de compensação, semelhante que pode se assemelhar ao consumo de drogas.

 

O consumo enlouquecido de doces também pode estar associado a baixos níveis de serotonina, relacionado ao bom humor, e deficiências nutricionais de vitaminas do complexo B e magnésio.  

 

Dicas para evitar a compulsão por doces

 

Fique atenta  algumas dicas que vão lhe ajudar a pensar duas vezes antes de ingerir aquele doce. Basta ter um pouco de disciplina e dedicação. Confira:

 

1. Alimentação equilibrada

 

Ter um comportamento alimentar regrado é bom para a saúde como um todo, inclusive para manter os ponteiros da balança sob controle. Além disto, fazendo as refeições indicadas, de 5 a 6, sem intervalos muito superiores a três horas, você vai manter os níveis de glicemia em ordem e não irá ficar com fome.

 

2. Consumo de proteínas

 

Este nutriente é fundamental para o organismo e é um dos responsáveis pela sensação de saciedade, diminuindo a chance de ataques à geladeira. Além disto, as proteínas magras de origem animal ou vegetal são muito importantes para a construção muscular e são aliados da sua dieta.

 

Escolha sempre as versões mais magras de carnes, iogurtes, queijos, derivados da soja, entre outros.

 

3. Troque os carboidratos refinados pelos integrais

 

Além de terem mais vitaminas e fibras, este tipo de carboidrato complexo demora mais tempo para ser digerido, causando sensação de saciedade por mais tempo. Eles ainda ajudam a manter a glicemia sob controle.

 

4. Coma nozes, amêndoas e castanhas

 

Todas as oleaginosas são benéficas para o organismo e possuem diversos princípios, entre eles, o de possuir uma gordura do bem que ajuda a driblar a compulsão por doces. O ideal é consumir um punhado em torno de 30 gramas ao dia.

 

5. Coma verduras e legumes

 

Estes alimentos possuem grande qualidade nutricional por suas vitaminas, minerais, antioxidantes e fibras, que agem na absorção da gordura ingerida e retardam a liberação de açúcar no sangue.

 

 

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