Dica do Nutricionista

Controlar a fome é possível: veja 8 alimentos que ajudam nesse processo

Por Redação Doutíssima 19/12/2014

Pode parecer difícil mas controlar a fome, estando ou não de dieta, é possível. O impulso de comer fora dos horários certos pode ser contornado com a inclusão de alguns alimentos no seu cardápio. Acabando com os ataques a comida como válvula de escape, você vai acabar doutrinando seu organismo a entrar em ritmo adequado.

 

controlar a fome

Existem maneiras de driblar a vontade de comer fora do horário certo. Foto: iStock, Getty Images

Coma certo para controlar a fome

Alguns alimentos podem ser bons aliados quando tudo o que se precisa é controlar a fome. Listamos alguns que podem ser bem úteis na hora que você for tentado a assaltar a geladeira ou o armário. Confira:

 

1. Alimentos integrais e com fibras

Para controlar a fome é bom ingerir alimentos que dão sensação de saciedade por mais tempo. Por isso trocar os carboidratos refinados pelos integrais é a opção certa. Além de serem mais saudáveis, possuem muito mais vitaminas e fibras que fazem o organismo trabalhar melhor.  

 

2. Farelo de trigo

Também é um alimento integral, mas é especialmente indicado por controlar muito bem o índice glicêmico, evitando que a fome volte antes da hora, além de diminuir a ansiedade por comer doces.

 

O seu consumo na hora das refeições vai lhe dar a impressão de estar comendo mais, ficando mais satisfeito. Além de ajudar a controlar a fome, reduz os níveis de colesterol e faz seu intestino funcionar como um relógio. 

 

3. Iogurte

Este alimento é fonte de proteínas magras e fundamentais para o seu corpo. É ótimo para saciar a fome e a vontade de comer, especialmente entre as refeições. Ainda é um alimento rico em cálcio que é indispensável para manter os ossos fortes e saudáveis.

 

O iogurte também possui bactérias que equilibram a flora intestinal e auxiliam no seu trânsito. Sempre escolha as opções com menos gordura, como as versões desnatadas.

 

4. Banana

Essa fruta é ótima para controlar a fome, pois logo dá sensação de saciedade. Além de tudo, é prática e pode ser carregada na bolsa e consumida em qualquer lugar, ocupando o lugar dos lanchinhos. A fruta também é rica em vitaminas como A, E, C, as do complexo e potássio.

 

5. Carnes

É importante consumir uma porção de carne na hora das principais refeições, pois elas demoram mais para serem digeridas e isso impede que a fome chegue logo.

 

6. Batata-doce

Esse alimento é famoso entre as pessoas que querem manter a forma. Possui carboidrato mais complexo que outras raízes e tem substâncias que demoram para serem digeridas. Assim, bem como a carne, a batata-doce prolonga a sensação de saciedade e ajuda a controlar a fome.

 

7. Barra de cereal

É um produto que engana bem a vontade comer fora do horário certo, especialmente um docinho. Não contém muitas calorias, é prática de ser carregada e contém cereais e fibras, que são boas para o organismo.

 

8. Água

Imprescindível para o nosso corpo está em todas as dietas e por mais que seja repetitivo dizer, é preciso beber muita água. No mínimo dois litros ao dia. Além de todos os benefícios que a ingestão de água promove, tomar água também ajuda a manter a sensação de estômago cheio.  

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!