Especialidades

Por que a menstruação atrasa? Confira dicas para regular o ciclo

Por Redação Doutíssima 19/12/2014

Muitas mulheres reclamam e sofrem com ciclos menstruais atrasados e irregulares e não entendem por que a menstruação atrasa. Além do desconforto, a falta de controle sobre o seu ciclo pode causar dificuldades e medo da gravidez não planejada.

 

Além disso, a irregularidade do ciclo também pode atrapalhar o agendamento de uma viagem, um encontro, uma saída, enfim, diversas situações podem ser afetadas por uma menstruação fora de hora. Mas você sabe por que a menstruação atrasa? Descubra algumas causas e algumas dicas para colocar o seu ciclo em ordem.

por que a menstruação atrasa

Descubra como resolver este problema que pode comprometer várias situações. Foto: iSTock, Getty Images

Entenda por que a menstruação atrasa

O ciclo menstrual padrão da mulher é de 28 dias. Mas como nem todas as mulheres são iguais, é considerado normal ciclos que ocorram entre 24 e 35 dias. O ciclo passa a ser contado a partir do primeiro dia de menstruação e segue até a próxima, quando um novo ciclo vai iniciar.

 

A menstruação pode durar de 2 a 7 dias. A intensidade do fluxo e o número de dias de sangramento varia de mulher para mulher. Mas por que a menstruação atrasa? Os motivos são muitos, desde hormonais a excesso de atividades físicas.       

 

Mulheres com ciclo muito irregular se sentem incomodadas pela falta de previsão, ficando longos períodos sem menstruar, ou podem passar longos períodos com sangramento abundante e superir a 7 dias ou a menstruação descer em ciclos muito curtos, sem nunca fechar um ciclo de no mínimo 24 dias.

 

Essa irregularidade é mais comum em adolescentes e quando já se aproxima da menopausa, em função das cargas hormonais.

 

Por que a menstruação atrasa?

Diferentes problemas de saúde podem causar a irregularidade na menstruação e fazer com que atrase. Entre as causas está a síndrome dos ovários policísticos, disfunções da glândula da tireoide, especialmente quando o problema é hiperfunção desta glândula, problemas nas taxas hormonais, no útero ou nos ovários.

 

Obesidade, ganho de muito peso em curto espaço de tempo, perda súbita de peso, anorexia, exercícios físicos muito intensso (especialmente para atletas de alto nível) também são causas e podem responder à pergunta: por que a menstruação atrasa? A falta, ausência de menstruação por algum período de tempo também é chamado de amenorreia.

 

Como regular o ciclo

Geralmente, para boa parte das mulheres, quando a menstruação atrasa em algum momento, ou na adolescência, pode ser um problema passageiro ou o corpo que está em adaptação e isso passa rapidamente sem ser necessário um tratamento médico específico. Para outras, é necessário saber qual a causa de por que a menstruação atrasa para que o problema possa ser corrigido.

 

Se a causa está na obesidade, o tratamento deve ser para isto. Se for disfunção na tireoide, o tratamento deve ser para solucionar este problema. A causa sempre deve ser tratada.

 

Uma alternativa para regular o ciclo é o uso de anticoncepcionais, especialmente a pílula combinada que usa hormônios diferentes em sua fórmula. O uso do medicamento também reduz o fluxo e evita que o período menstrual seja doloroso.

 

Alguns alimentos também podem ser seus aliados na hora de regular o seu organismo e manter o seu ciclo menstrual em dia. Inclua peixes no cardápio, eles possuem óleos que melhoram o humor e a circulação sanguínea.

 

Troque os carboidratos refinados pelos integrais, pois possuem fibras e vitaminas importantes. Consuma proteínas magras e vegetais como a soja, que possuem hormônios que ajudam a equilibrar os hormônios.     

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!