Medicina Alternativa

Conheça os benefícios medicinais do chá de cavalinha

Por Redação Doutíssima 20/12/2014

Uma ótima opção para quem busca um remédio caseiro fácil de preparar e útil para curar e prevenir uma série de doenças, o chá de cavalinha é uma ótima opção. Gregos, romanos e chineses já o consumiam há muitos séculos, devido aos seus inúmeros benefícios à saúde

 

Saiba mais sobre o chá de cavalinha

 

A cavalinha é útil também pela capacidade de suas folhas de tingir em uma cor verde e suave. Suas hastes são usadas, por povos indígenas, ​para fazer apitos para chamar os espíritos, assim como para polir ferramentas de madeira.

 

cha-de-cavalinha

A cavalinha tem tradição milenar como planta medicinal. Foto: iStock, Getty Images

Apesar de toda a sua versatilidade, o chá de cavalinha é mais valorizado pelos seus benefícios para a saúde, devido a um grande número de minerais e outros nutrientes que contém, como manganês, cálcio, ferro, flavonoides, saponinas, taninos, alcaloides, ácidos graxos, fitoesteróis, glicosídeos, ácidos fenólicos, ácido aconítico, e sílica.

A cavalinha é capaz de absorver minerais exclusivos da terra, como sílica, que não é encontrada em muitas outras plantas, e ajuda a fortalecer ossos, cabelos e unhas, combater infecções fúngicas e aliviar o inchaço.

Para isso, use duas colheres de cavalinha seca para cada xícara de água. Despeje água fervente sobre a erva, deixe em infusão de cinco a 10 minutos e coe a erva antes de beber ou fazer a aplicação tópica. Através deste remédio caseiro potente, é possível acabar com alguns dos mais comuns problemas de saúde. Veja quais são as principais propriedades medicinais do chá de cavalinha.

 

Principais benefícios do chá de cavalinha

 

Diurético

O uso mais tradicional do chá de cavalinha é como um diurético, desde os antigos gregos e romanos. Isto significa, basicamente, que ele ajuda a remover a água desnecessária e os resíduos do seu corpo, auxiliando na perda de peso, bem como na melhora das funções da bexiga e dos rins e da saúde em geral.

O chá é frequentemente recomendado para aqueles que sofrem de infecções do trato urinário, e tem sido bem sucedido não só no tratamento, mas também na prevenção do problema. Para isso, basta beber a infusão feita com a cavalinha regularmente.

Saúde das unhas

A cavalinha contém minerais que ajudam a eliminar manchas brancas nas unhas, assim como tratar unhas fracas e quebradiças. Apenas consumindo o extrato de cavalinha diariamente e aplicando o chá sobre as unhas, é possível corrigir o problema.

Basta usar duas colheres de chá da erva seca em um copo de água por 10 minutos, para fazer uma infusão e mergulhar suas unhas. Fazer este tratamento pelo menos duas vezes por semana.

Bronquite

O chá é comprovadamente um ótimo remédio caseiro para bronquite, tosse seca, obstrução nasal e febre, sintomas normalmente associados a gripes e resfriados. Além disso, a inalação dos vapores do chá de cavalinha pode ajudar a reduzir a obstrução nasal.

Para uma tosse e outras doenças respiratórias, basta beber o chá três vezes ao dia. Fale com o seu médico se os sintomas durarem mais de cinco dias.

Diabetes

Pacientes com diabetes do tipo dois, que receberam uma dose oral única de extrato de cavalinha, apresentaram menores níveis de açúcar no sangue, dentro de menos de uma hora. Assim, beber o chá de cavalinha uma vez por dia, antes de uma refeição, pode ajudar a manter os níveis de açúcar em dia – mas não prolongue o tratamento por mais de oito semanas.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!