Medicina Alternativa

Conheça os benefícios medicinais do cipó de São João

Por Redação Doutíssima 20/12/2014

O cipó de São João é uma planta trepadeira bastante conhecida na ornamentação junina nas festas populares brasileiras. Geralmente é encontrada em todo o país, por contar com uma bela aparência, com pequenas flores alongadas e alaranjadas que sobem pelos muros e cercas onde é cultivada. Originária da América do Sul, a planta tem maior abundância nos estados do Ceará e do Rio Grande do Sul, o que comprova que seu cultivo é realmente adaptável a qualquer clima.

 

Saiba mais sobre o cipó de São João

 

Como a planta cresce como “mato”, é facilmente encontrada em estradas e barrancos, pois se desenvolve nas alturas. Assim, os cachos de flores, que começam a se desenvolver no mês de maio até setembro, recaem, formando cascatas de flores compridas. Mas, além de bonito, esse tipo de cipó é rico em propriedades benéficas à saúde.

 

cipo-de-sao-joao

Cipó de São João, além de bonito, é bom para a saúde. Foto: iStock, Getty Images

Como é comum em muitos lugares, a planta também recebe vários nomes, como cipó-vermelho, flor-de-são-joão, bignonia de inverno, trompetero laranja, cipó-bela-flor, masque-de-belas e cipó-pé-de-lagarto. Ela se desenvolve mesmo quando não recebe muitos cuidados.

Em menor ou maior quantidade, nas flores, raízes e folhas do cipó de São João, é forte a presença de esteroides, taninos e alantoína – agentes especialmente indicados no combate a diarreias, disenterias, fraquezas e até mesmo nas curas de vitiligo e leucodemas, com a aplicação tópica, ou seja, de uso externo.

 

Benefícios do cipó de São João

 

O uso do cipó de São João pode ser ministrado através de chás e tônicos, e a sua essência já filtrada é de fácil acesso em farmácias de manipulação e casas naturais. Porém, é necessário cuidado: essa planta pode ser tóxica para alguns organismos, provavelmente em função do glicosídeo pirostegina.

No caso de uso terapêutico e nas doses recomendadas não há riscos, mas, existem relatos de que suas folhas cruas podem causar intoxicação de bovinos – que as pastam indiscriminadamente pelos campos. Veja, abaixo, como melhor aproveitar as propriedades dessa planta medicinal.

Chá

Coloque um litro de água para ferver e acrescente três colheres de sopa da erva do cipó São João para ferver. Podem ser usadas folhas secas ou frescas.  Assim que levantar fervura, deixe cozinhando por alguns segundos e desligue o fogo. Tampe a panela e deixe a bebida descansando por 10 minutos. Coe o conteúdo e beba de duas a três xícaras ao dia.

Banhos de infusão

Ferva em dois litros de água uma xícara de ramos, folhas e flores de cipó de São João, com folhas e raízes de mama-cadela, e faça banhos diários. Use a infusão morna após a higiene do corpo, deixando agir por alguns minutos. Após isso, enxágue com água pura abundante.

Aplicação direta na pele

Coloque uma xícara de ramos, folhas e flores do cipó triturados em infusão alcoólica por algumas horas, usando duas xícaras de álcool de cereais (pode ser adquirido em farmácias de manipulação e casas especializadas). Depois, acondicione em recipiente limpo e bem fechado.

Retire em pequenas doses, e, com a ajuda de um borrifador, aplique o líquido nas manchas da pele em dias alternados. Não se exponha ao sol nesses dias e use bloqueador solar nestas áreas durante o tratamento.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!