Medicina Alternativa

Conheça os benefícios medicinais da couve

Por Redação Doutíssima 20/12/2014

Além de saborosa, a couve é uma hortaliça muito rica em minerais (cálcio, ferro e fósforo) e vitaminas (A, do complexo B e C). Suas folhas contêm fibras que aumentam a sensação de saciedade e são pobres em calorias – por isso, são muito utilizadas em dietas para redução de peso, quando consumidas em saladas ou refogados. Além disso, são uma grande fonte de glicosinolatos, fitoquímicos naturais com ação desintoxicante que fazem uma limpeza considerável no organismo.

 

Benefícios da couve

 

A pele e os ossos também são beneficiados em quem consome regularmente esse alimento. Os efeitos da acne, como inchaço e inflamações, são bastante suavizados com o consumo da couve in natura, crua, em sucos. Ela é um antioxidante natural, responsável por combater os radicais livres que estão associados ao envelhecimento precoce da pele. E por ter magnésio e cálcio na proporção ideal, auxilia na densidade óssea.

 

couve

A couve traz uma série de benefícios à saúde, além do emagrecimento. Foto: iStock, Getty Images

Uma rica fonte de iodo, a couve atua de modo eficaz no combate aos problemas digestivos, enfermidades do fígado, cálculos renais, menstruação dolorosa, artrite e bronquite, além de acelerar a cura de úlceras estomacais. Todo seu poder curativo pode ser usado para aliviar a prisão de ventre, evitando a má disposição e aliviando dores causadas pelas úlceras gástricas.

O iodo da couve também é constituinte essencial da glândula tireoide, participando na produção diária dos hormônios tiroxina (T4) e triodotironina (T3), amenizando problemas desta natureza.

O chá dessa folha também é um ótimo remédio caseiro para gripe e desintoxicação do organismo. A vitamina C, presente em abundância no alimento, proporciona alívio dos sintomas e reforço energético para o pronto restabelecimento do corpo. A infusão possui antioxidantes que fortalecem o sistema imunológico, diminuindo a tosse, a dor de cabeça, a febre e o mal-estar.

Veja como preparar o chá e o suco, aproveitando todas as propriedades dessa poderosa hortaliça.

Receitas caseiras com couve

Chá detox

Ingredientes:

– 80 g de couve

– 600 ml de água

Modo de Preparo

Para preparar este remédio caseiro, basta derramar a água fervente sobre as folhas de couve e tapar o recipiente por aproximadamente vinte minutos. As folhas irão murchar, deixando seus agentes benéficos na água. Como se trata de um chá adstringente para desintoxicar o organismo, o ideal é que não seja adoçado. Esta infusão pode ser ingerida mais vezes ao dia, já que tem ação leve e é facilmente absorvida pelo corpo.

Suco detox

Ingredientes:

– 3 folhas de couve rasgadas (bem lavadas e com talos)

– 2 laranjas descascadas

– 1 pedaço de gengibre sem casca (1 cm)

– Mel

– 1 litro de água

 

Modo de Preparo

Corte as laranjas em pedaços, tire as sementes e coloque no liquidificador. Junte a couve, o gengibre, a água e bata bem. Coe e adoce a seu gosto, com mel. Diminuindo a quantidade de água, pode-se acrescentar cubos de gelo para refrescar nos dias mais quentes e deixar ainda mais acentuado o sabor desta vitamina.

O ideal é consumir, pelo menos, um copo diário, de preferência em jejum, para melhor absorção dos nutrientes pelo corpo. Não se deve exagerar nas quantias diárias para não ter alterações no trânsito intestinal.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!