Dica do Nutricionista

Damasco é aliado para perder peso e manter a saúde em dia

Por Redação Doutíssima 20/12/2014

Uma frutinha versátil e saborosa, o damasco pode ser encontrado o ano inteiro e em diferentes apresentações, como seco, enlatado e fresco. É mais comum em climas frios. Apesar de ser da família do pêssego, possui diversas características diferentes, começando pelo sabor e também por propriedades e vitaminas. E é uma excelente aliada na luta para emagrecer.

 

Rico em vitamina A e betacaroteno, o damasco possui um potente antioxidante e fortalece o sistema imunológico. Como contém estas vitaminas que são fundamentais para a saúde dos olhos, gengivas e beleza da pele, ainda é um amigo da sua saúde. E os benefícios não param por aí.

 

damasco

Prática, a fruta pode substituir lanches ou a vontade de comer doces. Foto: iStock, Getty Images

Damasco previne cegueira

A cor amarela da fruta é devido aos carotenoides, que são a luteína, zeaxantina, alfa e betacaroteno. Este trio é um protetor natural da saúde da nossa retina e os danos causados pela exposição exagerada à luz.

 

Ainda ajudam a prevenir a degeneração macular, que causa cegueira e também protege contra a catarata. A frutinha ainda é rica em vitaminas do complexo B, vitamina C, E e licopeno, que é um grande aliado contra graves doenças como o câncer e problemas cardiovasculares.

 

O damasco ainda é rico em fibras dietéticas e solúveis, o que favorece o trânsito intestinal e é fundamental para a saúde. Além de prevenir e combater a constipação, doenças do intestino como a diverticulite, entre outras, ajudam a diminuir os níveis de colesterol.  

 

Para quem deseja emagrecer é também um grande aliado, já que as fibras são indispensáveis para quem deseja ver os ponteiros da balança descerem.  Uma porção de 100 gramas fornece 7 gramas de fibra.

 

Esta fruta é ainda mais amiga da dieta porque ajuda a reduzir os picos de glicemia, evitando que você fique com fome novamente e, em especial, tenha um ataque descontrolado por doces. Falando em doce, o sabor do damasco, especialmente o desidratado onde o gosto fica mais intenso, é uma ótima opção para enganar a vontade de comer doces.

 

Pode ser consumido como sobremesa, na hora do lanche ou naquela hora onde tudo que você quer é um doce.

 

Damasco é auxilia quem malha pesado

O damasco é uma boa pedida para pessoas que praticam exercícios e precisam de uma energia extra para o treino e para repor as energias perdidas com a prática de exercícios. Isso é ideal para quem faz um treinamento intenso, para atletas, pois evita a fadiga. Além disto, é rico em potássio, vitamina fundamental para evitar câimbras.

 

Cada 100 gramas de damascos secos (dose recomendada ao dia) possui 33% do potássio recomendado, enquanto a sua versão in natura possui apenas 7% nas mesmas 100 gramas. Além de prevenir as câimbras, manter a dose recomendada de potássio é importante para manter a pressão arterial saudável.

 

Quanto consumir?

O ideal é consumir em torno de 100 gramas de damasco seco ou entre duas e cinco unidades da fruta na sua forma natural. O benefício da versão seca é poder carregar facilmente para qualquer lugar e consumir como lanche ou como um docinho.

Vale lembrar, que o processo de secagem elimina a água e não as calorias da fruta. Sendo assim, não dá para exagerar no consumo para não comprometer a dieta.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!