Clínica Geral

Tifo: descubra quais são as causas, os sintomas e o tratamento

Por Redação Doutíssima 20/12/2014

São várias as doenças infectocontagiosas que recebem o nome de tifo. Isso ocorre porque elas têm em comum o mesmo gênero de bactérias que as provocam: as Rickettsias, sendo denominadas riquetsioses

 

Desenvolvendo-se em um lugar que abriga animais, essas doenças chegam até o homem através de picadas de insetos infectados. Os piolhos, pulgas e carrapatos são os principais transmissores.

 

Tifo tinge vasos sanguíneos

A contaminação pode acontecer através do contato, picada ou pelas fezes desses animais. Quando as bactérias atingem o corpo humano, se disseminam nas células endoteliais dos vasos sanguíneos. Dessa forma, provocam graves lesões que podem ser irreversíveis.

 

tifo

Enxaqueca e pressão baixa também são sinais da doença.Foto: iStock, Getty Images

A doença costuma aparecer em locais onde há precariedade de higiene e saneamento. Grandes aglomerações, prisões, albergues, refúgios e lugares onde não existem condições adequadas de limpeza são onde há maior incidência da bactéria.

 

Entre os vários tipos de tifo, os mais detectados são o epidêmico exantemático (transmitido pelo piolho) e o epidêmico murino (causado pela pulga do rato).

 

Tifo exantemático pode parecer gripe

Os sinais da categoria exantemática surgem de repente, após um período que varia entre 7 e 14 dias depois da contaminação com as fezes do piolho. Entre eles, estão a febre acima de 40º que persiste e é difícil de controlar, a tosse constante e dores musculares e articulares.

 

Também são sintomas as enxaquecas, baixa pressão arterial, calafrios, erupções no peito e, quando mais agravada, estupores e delírio. Essas decorrências do tifo podem provocar outras doenças, como a pneumonia, a trombose, a vasculite, a gangrena e a miocardite.

 

Confundido com sarampo

As bactérias que causam o tifo murino são as transmitidas pela pulga do rato ou do gato (o que acontece se o número de animais contaminados cresce muito, e novos hospedeiros são procurados por eles, fazendo com que a disseminação seja ainda mais intensa).

 

Quando os insetos causadores da transmissão picam o ser humano, suas fezes infectadas pela bactéria entram no organismo causando a doença. Os sintomas são bastante semelhantes ao do tipo exantemático, mas com menor duração e força.

 

A atenção que demanda esse tipo da doença é a confusão que pode causar com sarampo ou rubéola. Devido às erupções na pele, chamadas maculopapular, serem localizadas no tronco e com características semelhantes às outras doenças, ela pode provocar dúvidas sem o diagnóstico correto.

 

Tratamentos para o tifo

Os tratamentos para o tifo são feitos, principalmente, com antibióticos. Entre eles, os mais comuns são a doxiciclina, a tetraciclina e o cloramfenicol. Alguns pacientes podem necessitar da injeção de líquidos diretamente na veia e uso de oxigênio.

 

As chances de morrer em decorrência da doença são de 10 a 60% quando não há um tratamento adequado. Os riscos de morte são maiores em idosos, após os 60 anos de idade.

 

Quando feito corretamente, o acompanhamento para cura é bastante eficiente. Se realizado logo no início da contaminação, a recuperação pode ser total. São menos de 2% das pessoas com a doença que vêm a falecer. O uso dos antibióticos é quase sempre suficiente.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!