Clínica Geral

Como tratar e prevenir a osteoartrite de joelhos

Por Redação Doutíssima 21/12/2014

A osteoartrite é o tipo de artrite que mais afeta a população mundial levando à diminuição da qualidade de vida de milhões de pessoas em todo o mundo, sendo responsável por um grande número de afastamentos do trabalho e de aposentadoria precoce. A osteoartrite de joelhos é uma das apresentações mais frequentes desta doença.

 

O joelho é uma das articulações mais suscetíveis a esta complicação devido ao impacto constante nas atividades diárias como caminhar ou subir escadas.Mas quem convive com este problema pode prevenir suas complicações e tratá-lo.

osteoartrite de joelhos

Doença limita velocidade e afeta a qualidade de vida do paciente. Foto: iStock, Getty Images

 Osteoartrite de joelhos limita a velocidade

 

A osteoartrite de joelhos pode fazer com que a pessoa perca sua agilidade, sendo um resultado direto dos sintomas da doença, ou seja, dores, fraqueza e dificuldade física. Além disto, os indivíduos tendem a sofrer de hipertensão, diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares.

 

No entanto, este quadro tem como ser revertido por meio de exercícios físicos, que podem diminuir os episódios de dores e aumentar a qualidade de vida do paciente. Só que para trazer benefícios e tratar a doença, a atividade deve ser feito de forma contínua.

 

Praticar exercícios ajuda na produção de glicosoaminoglicanas na cartilagem, substância esta que é um indicador fundamental da propriedade viscoelástica.

 

Caso esta osteoartrite de joelhos gere muita dor no indivíduo, fazer exercício pode causar certo receio. Mas não é necessário sentir medo, pois especialistas recomendam exercícios físicos como a primeira atitude a ser adotada para controlar a dor no joelho.

 

Para isto, o paciente deve buscar realizar exercícios que mesclem o fortalecimento da articulação, a flexibilidade e o aeróbico.

 

Com os exercícios de fortalecimento, naturalmente, o indivíduo conseguirá manter fortes os músculos em torno da articulação do joelho, ajudando o seu apoio e proteção. Já os exercícios de flexibilidade o ajudarão a manter-se com mobilidade.

 

Existem exercícios específicos que podem ajudar neste sentido, podendo também ser benéfico experimentar outras atividades como Tai Chi e ioga para ajudá-lo a ficar mais ágil. Por meio das atividades aeróbicas, se busca melhorar a forma física de maneira geral.

 

Corrida previne osteoartrite de joelhos

 

Ao contrário do que se pensa, correr regularmente pode ajudar a prevenir osteoartrite nos joelhos.  Além da corrida, caminhadas e natação são boas opções de atividades físicas para prevenir e tratar o problema. No entanto, antes de começar a praticar um exercício físico, consulte seu médico para uma melhor avaliação.

 

Estar em forma é uma maneira eficaz de tratar a osteoartrite de joelhos, pois o excesso de peso coloca uma pressão a mais sobre a articulação do joelho. Estudos mostram que pessoas com excesso de peso são mais propensas a desenvolver a doença. Diminuir o peso ajudar a aliviar as dores no joelho.

 

Paralelamente ao exercício físico e a perda de peso, tomar um analgésico também pode ajudar a amenizar os sintomas e as dores provocadas pela osteoartrite de joelhos. O analgésico deve ser a primeira opção.

 

Mas outros tratamentos comuns incluem ao uso de anti-inflamatório ou aplicação de um anti-inflamatório não-esteroide (AINE) tópico diretamente sobre o joelho, devendo caber ao especialista a escolha mais indicada para cada caso.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!