Medicina Alternativa

Conheça os benefícios medicinais do boldo do chile

Por Redação Doutíssima 21/12/2014

Quem nunca teve algum problema de estômago e logo recebeu a indicação para tomar um chá de boldo? Realmente, a planta de sabor amargo, também chamada de boldo do chile, beneficia – e muito – a cura de alguns dos mais comuns problemas estomacais. Mas seus benefícios não param por aí.

 

Saiba mais sobre o boldo do chile

 

O boldo do chile contém numerosos fitoquímicos, incluindo boldina, cânfora, limoneno e cumarina. Esses são compostos de antioxidantes potentes, encontrados ao natural em plantas, e que ajudam a prevenir e a tratar doenças em seres humanos.

 

boldo-do-chile

Chá de boldo é conhecido principalmente por tratar problemas estomacais. Foto: iStock, Getty Image

Os antioxidantes do boldo estão em suas folhas, e reduzem os danos causados pelos radicais livres no nosso organismo. Além disso, possuem ação diurética, laxante, antibiótica e anti-inflamatória. O mecanismo de ação exata da erva ainda é desconhecido, mas alguns especialistas afirmam que o grande responsável pelos seus benefícios medicinais é a boldina.

Veja quais são os principais benefícios para a saúde que podem ser alcançados com um amargo e eficiente chá de boldo.

 

Benefícios do boldo do chile

 

Saúde do fígado

Um dos benefícios do chá de boldo do chile é o seu efeito positivo sobre a saúde do fígado. O boldo facilita muitas funções importantes, incluindo a remoção de resíduos e toxinas do órgão, antes que elas possam se acumular e causar danos a ele.

As propriedades dessa erva também protegem as células hepáticas contra danos causados ​​por toxinas e por radicais livres, graças à sua capacidade antioxidante. Com as suas propriedades anti-inflamatórias, o chá de boldo também reduz consideravelmente a inflamação no fígado.

Auxilia a digestão

Indiscutivelmente, a utilidade mais conhecida do boldo do chile é como um suplemento para a função digestiva. O chá de boldo melhora a quebra dos alimentos e auxilia na obtenção de todos os seus nutrientes. Além disso, a planta possui qualidades antiespasmódicas, que podem ajudar a acalmar cólicas intestinais, e também serve como um laxante suave que reduz a constipação. O boldo ainda reduz a sensação de dor de estômago, e pode ser usado para aumentar o apetite.

Fortalece a imunidade

O chá de boldo também é um reforço imunológico natural. As folhas oferecem propriedades antimicrobianas e antibacterianas que auxiliam o sistema imunitário a eliminar bactérias nocivas. Há também algumas evidências de que o boldo do chile é eficaz contra os parasitas, e que contém algumas propriedades que são capazes de baixar a febre.

Com suas qualidades antioxidantes, o boldo também impede que os radicais livres causem danos celulares, que é outra forma de tornar as células mais vulneráveis ​​à infecção.

Elimina cálculos biliares

Devido à sua capacidade de melhorar a produção de bílis no fígado, o chá boldo também ajuda a eliminar os cálculos biliares da vesícula, antes que possam causar problemas. Ao aumentar a quantidade de bile, é possível auxiliar a vesícula biliar a ser esvaziada com mais frequência, liberando, assim, os cálculos biliares, que com o tempo podem se tornar um grande e doloroso problema.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!