Medicina Alternativa

Conheça os benefícios medicinais do maracujá azedo

Por Redação Doutíssima 21/12/2014

O maracujá azedo é uma fruta comestível, da família das passifloráceas, que possui diversas propriedades benéficas para a saúde do ser humano. É possível consumi-lo fresco, como uma sobremesa ou então colocá-lo como um acompanhamento para saladas. Além disso, ele é amplamente utilizado para a elaboração de sucos, iogurtes e refrescos. Não há motivo, portanto, para deixar essa fruta fora da sua dieta.

 

Saiba mais sobre o maracujá azedo

 

O alimento é uma excelente fonte de minerais como potássio, cálcio, fósforo e ferro, além de possuir proteínas e carboidratos saudáveis ao organismo. Não bastasse isso, também possui em sua composição vitaminas essenciais, como a A, B1, B2, B3, B9, C, E e K.

maracuja-azedo

Incluir o maracujá azedo na dieta ajuda a prevenir e tratar doenças. Foto: iStock, Getty Images

Com todos esses benefícios, é claro que o maracujá azedo é um excelente remédio caseiro, utilizado para o tratamento e a prevenção dos mais diversos tipos de condições. Quer conhecer quais os benefícios específicos que você pode obter consumindo essa fruta? Confira abaixo.

 

Benefícios do maracujá azedo

 

Calmante

O maracujá azedo possui propriedades sedativas, e por isso é considerado um tranquilizante natural. As pessoas costumam utilizá-lo para estabilizar os seus nervos, controlar a ansiedade e até mesmo para favorecer o sono – ou seja, se você sofre de insônia, consumir essa fruta é uma ótima alternativa natural.

Problemas estomacais

Essa fruta possui propriedades laxantes e estimulantes do sistema digestivo. Isso significa que é possível usar esse tipo de maracujá para tratar as mais diversas condições estomacais: ele auxilia no controle da acidez do estômago e na cicatrização das úlceras estomacais, além de melhorar a digestão como um todo.

Problemas cardíacos

O maracujá azedo tem a capacidade de regular o ritmo cardíaco e a pressão arterial, atuando também na eliminação do colesterol do sistema sanguíneo. Em outras palavras, essa fruta é uma excelente opção para aqueles que visam prevenir condições relacionadas, como infartos cardíacos ou cerebrais, ajudando também a controlar a pressão arterial.

Envelhecimento

Essa fruta possui altos índices de vitaminas A, C e E, e por isso é considerada um poderoso antioxidante. Ao incluí-la na sua dieta regular, você estará prevenindo o envelhecimento precoce da pele. Além disso, os antioxidantes contidos no maracujá auxiliam na prevenção de algumas doenças corriqueiras, como a gripe e o resfriado.

Visão

A vitamina A contida no maracujá azedo é encontrada na forma de carotenoides, que são extremamente importantes para o sistema cardiovascular e para a pele, mas também para a boa saúde da visão. Portanto, se você quiser ter uma visão boa por muito mais tempo, é importante incluir essa fruta na sua dieta.

Infecções urinárias

O maracujá é considerado uma fruta com propriedades diuréticas, e isso significa que ela é uma ótima alternativa para aqueles que precisam eliminar substâncias tóxicas do organismo e não conseguem. Adotando a fruta na dieta, é possível que você consiga prevenir o aparecimento das tão temidas infecções urinárias.

Artrite reumatoide

Como possui bastante cálcio em sua composição, o consumo de maracujá colabora para o fortalecimento dos ossos. Esse benefício, aliado ao fato de possuir também propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, tornam a fruta uma excelente alternativa natural para as pessoas que sofrem de artrite reumatoide.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!