Medicina Alternativa

Conheça os benefícios medicinais da erva-de-são-joão

Por Redação Doutíssima 22/12/2014

Largamente distribuída na Europa, Ásia, norte da África e Estados Unidos, a erva-de-são-joão é utilizada desde os tempos da Grécia Antiga para fins curativos. Também conhecida como hipericão, a planta é um pequeno arbusto com flores e folhas dotadas de glândulas translúcidas. Conheça, abaixo, os principais benefícios medicinais dessa erva e veja como preparar remédios caseiros.

erva-de-sao-joao

Chá feito com erva-de-são-joão traz uma série de benefícios à saúde. Foto: iStock, Getty Images

 

Benefícios medicinais da erva-de-são-joão

 

1. Depressão

 

Devido às suas propriedades calmantes e antidepressivas, a erva-de-são-joão possui eficácia no combate à depressão moderada. Ela aumenta os níveis de serotonina no cérebro, que é um hormônio ligado ao humor.

Os resultados do tratamento começam a parecer depois de duas semanas – por isso, prossiga por um tempo maior que esse. No preparo, faça uma infusão de uma folha da planta em uma xícara de água fervente. Beba de três a quatro xícaras por dia.

2. Insônia

As mesmas propriedades calmantes e antidepressivas, além da sedativa, do hipericão combatem a insônia, permitindo um sono tranquilo e prolongado. Prepare um chá da planta colocando para ferver 500 ml de água junto com 20 gramas de folhas secas da erva. Após 10 minutos, retire do fogo, coe, espere esfriar e tome. Vale lembrar que esse tratamento não é indicado para mulheres grávidas ou que usam anticoncepcional.

3. Queimaduras

A erva de são-joão atua nas queimaduras, acelerando seu processo de cicatrização, devido às suas propriedades antissépticas e cicatrizantes. Também alivia a dor e irritações da derme, graças ao composto tanino. Ainda mantém a pele limpa, livre das bactérias causadoras de inflamações.

Faça a infusão com uma colher (sobremesa) da erva em uma xícara de água fervente. Depois pegue uma gaze ou pano, molhe no chá e aplique no ferimento. Repita essa compressa duas vezes ao dia.

4. Diarreia

Caso você fique com diarreia por muito tempo, aposte no chá de erva-de-são-joão para acalmar os espamos musculares do seu cólon, além de agir com suas propriedades adstringentes e antimicrobianas.

Comece fervendo uma xícara de água e acrescentando uma colher (sopa) da planta. Depois de 10 minutos, desligue o fogo e deixe a mistura descansando por mais alguns minutos. Em seguida coe e beba de três a quatro vezes ao dia, até conseguir os efeitos desejados.

5. Espamos musculares

Agindo como um calmante para o sistema nervoso, o chá de hipericão é indicado no tratamento caseiro de espasmos musculares. Ele também impede que aconteça uma inflamação no músculo. Prepare a receita fervendo 750 ml de água com duas colheres (chá) da planta. Depois de 15 minutos descansando, coe e beba. No dia, você deverá tomar de três a quatro xícaras do chá.

6. Gota

A erva-de-são-joão age contra as inflamações nas articulações causadas pela gota e melhora a circulação sanguínea, diminuindo a concentração de ácido úrico. Prepare uma infusão das folhas da erva em uma xícara de água fervente. Depois de cinco minutos, coe e beba três vezes ao dia. Esse tratamento aumentará a frequência urinária, indicativo de limpeza do organismo.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!