Guia dos Dentes

Saiba como evitar o mau hálito em 7 passos

Por Redação Doutíssima 22/12/2014

A halitose é um dos problemas mais frequentes nos consultórios odontológicos, mas você sabe como evitar o mau hálito? Nem sempre a escovação diária e o uso do fio dental conseguem evitar que aquele odor indesejável apareça.

 

Isso porque as causas podem ir além da higienização inadequada e estar associado a alguma disfunção no organismo ou a saburra lingual, também conhecida como biofilme lingual ou língua branca.

 

como evitar o mau halito

Higiene diária é importante para acabar com o problema no hálito. Foto: iStock, Getty Images

 

Essa segunda causa, a saburra lingual, é um dos principais causadores do mau hálito e está associado à diminuição da produção de saliva ou a descamação da mucosa da boca.

 

Como evitar o mau hálito e o constrangimento

A limpeza da língua é a melhor forma de evitar a saburra, mas é preciso ter cuidado para não machucar. O ideal é conversar com seu dentista para que ele te ensine na técnica mais adequada.

 

O indesejável mau hálito também pode ter origem em doenças respiratórias, como bronquite, amigdalite e sinusite. Ou ainda em problemas digestivos como úlceras, refluxos e erupção gástrica.

 

Estresse e problemas hormonais também podem contribuir para o odor na boca. Nestes casos saber como evitar o mau hálito é mais complicado, pois exige tratamento das doenças causadoras.

 

Mau hálito também é sinônimo de constrangimento tanto para quem tem quanto para quem esta interagindo com o indivíduo. Às vezes a pessoa nem sabe que sofre do problema até que alguém lhe diga.

 

Esse momento pode ser terrível para as duas pessoas. Mas fique calmo. Saiba que o problema é mais comum que você imagina. Cerca de 30% dos brasileiros e quase 40% da população mundial sofrem desse mal.

 

Aprenda em 7 dicas como evitar o mau hálito

A halitose pode ser contornada em casa, com hábitos diários de higiene. Abaixo,  sugerimos algumas ações que devem ser incorporadas à sua rotina. Caso o problema não se resolva, o mais indicado é procurar a ajuda de profissionais da saúde.

 

1. Higienização completa

Faça a higienização completa da boca pelo menos três vezes ao dia.  Isso significa escovar os dentes e passar fio dental ao término do café da manhã, almoço e janta. O ideal é escovar os dentes após qualquer refeição.

 

2. Escovação da língua

Outra dica importante para saber como evitar o mau hálito é a escovação da língua. Muitos resíduos podem ficar presos nela e assim gerar odor na boca.

 

3. Escovas especiais

Pessoas com gengivite e doença periodontal ou que façam uso de aparelhos dentários devem usar escovas especiais e direcionadas para cada fim.

 

4. Enxaguantes bucais

O uso de enxaguantes bucais pode lhe ser útil se você quer saber  como evitar o mau hálito. Mas, dê preferência aqueles que não têm álcool na fórmula, pois não ressecam a boca.

 

5. Faça refeições regulares

Faça refeições a cada três horas e prefira alimentos que estimulem a produção de saliva, como os fibrosos: mamão, cenoura, nozes, feijões, tomate, pêra, brócolis, etc.

 

6. Beba água

Beba água ao longo do dia. Dois litros são ideais para a hidratação do corpo e da boca e também para a produção de saliva, contribuindo para a prevenção da placa bacteriana.

 

7. Alimente-se bem

Ter uma alimentação balanceada, praticar exercício físico e controlar os níveis de estresse também são excelentes aliados na busca de quem quer saber como evitar o mau hálito.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!