Receitas

Aprenda 4 receitas para diabéticos nas festas

Por Redação Doutíssima 24/12/2014

Com as festas de confraternização, como a ceia de Natal e o jantar de Ano Novo, as pessoas que sofrem de diabetes já sabem que precisam redobrar a sua atenção e o controle durante as refeições. Com a correria dos preparativos, muitas vezes os testes de controle da glicemia acabam sendo esquecidos. Mas é possível elaborar receitas para diabéticos.

Receitas para diabéticos salvam as comemorações

 

Nesta época nos deparamos com alimentos muito calóricos como castanhas, nozes, avelã e doces, sendo que os grandes vilões da doença são o açúcar, massas, frituras e gorduras.

receitas para diabeticos

Risoto é opção para a ceia saudável de diabéticos. Foto: iStock, Getty Images

Veja 4 receitas para diabéticos

Portanto, não deixe de seguir um controle adequado, mantendo sua rotina de vida com a auto monitorização, uma alimentação saudável, horários regulares para as refeições. Além disto, procure elaborar cardápios mais saudáveis para estas noites. Para ajudá-los neste processo, selecionamos 4 receitas para diabéticos nas festas.

 

Primeiramente, não se esqueça de incluir verduras, legumes e frutas na ceia. Evite preparar diversos tipos de carnes. Escolha entre as carnes brancas o peru ou chester, ou no caso da suína, o lombo. Estes tipos possuem menos gordura e ficam melhores se assadas.

 

1. Peru com damascos e uvas

Entre as sugestões para a ceia, está o peru com damascos e uvas, que precisará de 1 peito de peru médio, meia xícara de vinho branco, meia xícara de suco de laranja, sal a gosto, 1 cebola ralada, 1 colher de sopa de tomilho fresco picado e de farinha de trigo, 1 xícara de uvas verdes sem casca e sem sementes, 100 gramas de damascos secos em tiras e 1 colher de salsa picada.

Para preparar, coloque o peito de peru, sem a pele, em uma assadeira e cubra com o vinho branco, o suco de laranja, o sal, a cebola e o tomilho. Depois, cubra com alumínio e leve ao forno médio por 1 hora e 20 minutos.

Retire o papel e verifique se está macio. Se estiver, retire do forno, deixe amornar e fatie. Coloque na assadeira o restante dos ingredientes e deixe ferver e engrossar, adicionando água se necessário. Por fim, disponha as fatias de peru em uma travessa e regue com o molho na hora de servir. Salpique a salsa e sirva.

 

2. Chester com molho de iogurte

Outra opção de receitas para diabéticos é o chester com molho de iogurte. Para seu preparo, você precisará de 1 chester temperado e 2 laranjas (só o suco). Siga as instruções de preparo do chester na embalagem e regue o prato com caldo de laranja.

Já para o molho, será necessário 2 cubos de caldo de galinha, 1 copo de iogurte natural desnatado, 1 cebola, 1 colher de salsinha picada, sal a gosto, meio litro de água e 2 colheres de farinha de trigo. Em uma panela, refogue a salsinha, a cebola e o caldo de galinha.

Em seguida, acrescente a água, a farinha e o iogurte. Para completar o prato, prepare a guarnição, que precisará de 8 batatas e uma colher de sopa de óleo vegetal. Coloque o chester já assado em uma bandeja e regue com o molho de iogurte, ao redor, disponha as batatas gratinadas.

 

3. Risoto à milanesa

O Risoto à Milanesa também é uma das boas receitas para diabéticos nas festas. Os ingredientes para seu preparo são: uma xícara de arroz branco ou integral, 2 colheres de açafrão, 2 tabletes de caldo de galinha, 1 cebola ralada, 2 ovos, 3 colheres de queijo ralado e de margarina ou nata e uma colher de noz-moscada ralada.

Primeiramente, refogue o arroz juntamente com o açafrão, a cebola, o caldo de galinha e a noz moscada. Coloque a água, mexa bem e deixe cozinhar em fogo brando. Assim que cozido, desligue o fogo e deixe descansar na própria panela.

Antes de servir, verifique se o arroz está seco. Caso esteja, coloque mais meia xícara de água e leve fogo e junte a margarina, os ovos batidos, o queijo e vá mexendo ate ficar bem misturado. Abafe por cinco minutos, prove o sal e sirva.

 

4. Torta natalina de maças e peras

Para sobremesa, uma boa pedida de receitas para diabéticos é a Torta Natalina de maçãs e peras. Sua base precisará de 2 colheres de margarina light e de adoçante em pó que possa ir ao fogo, meia xícara de nozes moídas, 1 ovo, 2 colheres de farinha de trigo e de aveia em flocos. Bata a margarina com o adoçante na batedeira e depois adicione as nozes, o ovo, a farinha de trigo e a aveia.

Espalhe no fundo de uma forma de fundo removível media e leve para assar em forno médio (180ºC) enquanto prepara o recheio. Este precisará de 4 maças picadas, 3 pêras picadas, suco de um limão, 4 colheres de adoçante em pó que possa ir ao fogo e 2 colheres amido de milho.

Misture os ingredientes e leve ao fogo até amaciar e encorpar. A cobertura precisará de 2 colheres de margarina light e de farinha de trigo, 4 colheres de aveia em flocos, 1 colher de canela em pó e 2 colheres de adoçante em pó granular.

Bata ligeiramente no processador a margarina, a aveia, a farinha de trigo, o adoçante e a canela. Para montar, coloque o recheio sobre a massa e o cubra com a mistura de aveia. Volte ao forno médio por 15 minutos para acabar de assar. Espere esfriar para servir, podendo ser acompanhada por sorvete dietético.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!