Dieta

Conheça e aplique a dieta do bom humor

Por Redação Doutíssima 24/12/2014

Apesar do nome engraçadinho parecer até uma piada, a dieta do bom humor está baseada em uma metodologia séria para fazer você secar até 6 quilos em apenas três semanas. Mas o melhor disto e o que deu origem ao nome deste programa são os tipos de alimentos.

 

A dieta do bom humor tem este nome porque é rica em alimentos que “levantam o astral” e melhoram o seu humor, ao contrário de outros programas de emagrecimento que deixam você completamente irritada.

 

Composta por alimentos ricos em sabor, também levanta o astral. Foto: iStock, Getty Images

Composta por alimentos ricos em sabor, também levanta o astral. Foto: iStock, Getty Images

 

Dieta do bom humor tem cardápio variado

 

O cardápio da dieta do bom humor é bastante variado e não restringe totalmente um grupo de alimentos. Os profissionais da área da nutrição entendem que retirar completamente da alimentação os carboidratos ou consumir proteínas em excesso durante um período causam grandes alterações no humor e podem até causar depressão.

 

E não adianta colocar a culpa na TPM, nestes casos, a culpa é de um programa alimentar muito restritivo.

 

Muitas folhas, frutas, cereais integrais, verduras, legumes e até o chocolate (o puro, com bastante cacau e menos gordura) estão no cardápio da dieta do bom humor. Os alimentos escolhidos para este programa possuem propriedades que auxiliam a liberação de serotonina, que é o hormônio que promove a sensação de bem estar.

 

Alimentos que integram a dieta do bom humor

 

Além disto, os itens incluídos no cardápio visam uma vida saudável, melhora do intestino e do organismo como um todo. Veja alguns alimentos que não podem faltar na dieta do bom humor e monte o seu cardápio!

 

1. Frutas

 

A banana é uma fruta completa, possui carboidratos, dá energia ao corpo, é rica em vitamina B6, potássio e estimula a produção de serotonina. Mamão e ameixa são frutas que auxiliam e regulam o trânsito intestinal, o que é fundamental para o emagrecimento e para o humor.

 

Frutas como a laranja, a acerola, a jabuticaba e o maracujá possuem bastante vitamina C, melhoram as defesas do organismo e combatem o estresse e o cansaço.  

 

2. Proteínas magras

 

Os ovos são ótimos para a dieta, são fontes de proteínas e possuem importantes substâncias da vitamina do complexo B, a niacina e a tiamina, que estão diretamente ligadas ao bom humor.

 

O leite e seus derivados diretos possuem triptofano, que ajuda a relaxar a musculatura, diminuir as tensões e melhoram a qualidade do sono. As sementes de abóbora e de girassol também são fontes desta propriedade.

 

3. Folhas verdes

 

A alface é reconhecida por seu efeito calmante. Isto ocorre porque os seus talos possuem lactucina, uma substância que promove este efeito. As verduras de folhas verde escuro e o espinafre são ricos em magnésio, potássio, vitaminas A, B e C, possuem efeito antidepressivo, pois atuam na produção de energia.

 

4. Aveia

 

É um carboidrato integral, rico em diversas propriedades como as proteínas vegetais, dá sensação de saciedade e energia. Também é rica em selênio e triptofano, estimulantes da serotonina, provendo sensação de bem estar. É um alimento que não pode ficar de fora da dieta do bom humor.

 

5. Chocolate

 

Conhecido por dar um alento durante a TPM, promove sensação de bem-estar e acalma. É rico em cobre, manganês e magnésio – propriedades que ficam em falta durante a TPM. O chocolate também é uma ótima fonte de tirosina, que estimula a serotonina. Como já foi dito, escolha as versões com menos açúcar e gordura, e maior concentração de cacau.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!