Medicina Alternativa

Conheça os benefícios medicinais do anador

Por Redação Doutíssima 24/12/2014

Como o próprio nome sugere, a planta conhecida como anador é um santo remédio para muitas condições de saúde que têm a dor como um dos sintomas. Ela também é conhecida como carpinteiro, chambá, erva-de-santo-antônio, peristrofe, pingo-de-ouro, trevo-do-Pará, trevo-cumarú, cerebril, entre outras nomenclaturas. Esta planta tem a sua origem no Caribe, mas é facilmente encontrada em muitos países da América do Sul.

 

Saiba mais sobre o anador

 

Com seu aroma muito relaxante e agradável, que lembra muito o da baunilha, as folhas do anador são usadas em muitos locais do mundo como aromatizantes de ambientes. Não bastasse isso, é possível encontrar muitos princípios ativos em sua composição, que dão um valor medicinal muito grande: possui alcaloides, asparagina, cumarinas, esteróis, flavonoides, leucina e saponinas, sendo que em algumas variedades é possível encontrar também o potente ácido salicílico.

 

anador

Anador traz muitos benefícios, mas deve ser consumido com moderação. Foto: iStock, Getty Images

Com isso, a erva que possui propriedades importantes e age no organismo principalmente como um analgésico, antibacteriano, anti-hemorrágico, bronco-dilatador, cicatrizante, expectorante, febrífugo, relaxante muscular, sedativo e tranquilizante. Todas estas ações contribuem para o tratamento de inúmeras doenças, desde as mais comuns até casos mais graves e complexos.

 

Conheça os seus benefícios

 

O uso das plantas medicinais em forma de chá é muito comum, mas não é a única possibilidade. Na verdade, é possível utilizá-las de várias formas, de acordo com a condição a ser tratada. O anador, por exemplo, além de ser usado em uma infusão, também é comumente o ingrediente principal em sucos, óleo vegetal, extratos e xaropes, sendo que em todas estas versões ela possui a mesma forma e eficácia de ação.

É possível usar o chá ou o xarope da planta para tratar muitos tipos de problemas respiratórios, desde gripes e resfriados comuns até casos de bronquite. O chá também é eficaz em casos de náuseas e acaba com os sintomas da azia, já que possui propriedades que auxiliam na digestão.

Em casos de problemas de pele, é possível usar compressas ou aplicar uma pasta feita com a planta sobre a área afetada. Com isso, é possível ter a cura mais rápida de algumas condições como dermatites, aftas, feridas e até acne, já que a planta possui ação antibacteriana e cicatrizante na pele.

Algumas pessoas acreditam também que o uso do anador ajuda na prevenção de casos de reumatismo e alivia desconfortos musculares ou dores relacionadas a outras doenças. Devido ao seu poder relaxante, a planta pode ser usada como um sedativo, assim como para acabar com casos de insônia.

 

Cuidados com o uso do anador

 

Apesar de ser um ótimo remédio caseiro para o tratamento de diversas enfermidades, o anador pode ter efeitos colaterais não desejados quando consumido em altas doses. Isso porque a planta possui um elemento conhecido como tujona, que é capaz de provocar alucinações, vertigem e tremores quando encontrado em excesso no organismo.

Por isso, procure usar este método esporadicamente, e não muitas vezes ao dia. É importante que seu consumo seja evitado por gestantes, diabéticos e crianças menores de um ano, assim como pessoas que fazem o uso regular de anticoagulantes.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!