Medicina Alternativa

Conheça os benefícios medicinais da alcachofra

Por Redação Doutíssima 24/12/2014

O melhor motivo para incluir a alcachofra no seu cardápio diário é o seu grande volume de nutrientes, minerais e fitoquímicos. A parte preferida da maioria das pessoas é o coração a planta, mas as suas folhas é que são, na verdade, fonte da grande maioria dos seus benefícios para a saúde – tornando-a uma ótima matéria-prima para uma série de remédios caseiros.

 

alcachofra

A alcachofra possui uma grande quantidade de antioxidantes. Foto: iStock, Getty Images

 

Saiba mais sobre a alcachofra

 

A alcachofra é rica em fitonutrientes que trabalham para proteger o nosso organismo contra o câncer, doenças cardíacas, disfunção hepática, colesterol alto e diabetes. No ranking de teor de antioxidantes entre os alimentos mais consumidos no mundo, assa planta ocupa as primeiras posições.

Possui, ainda altos níveis de ácido fólico, vitamina C, potássio, ferro, cobre e vitamina B. Com isso, a planta, ao ser consumida, ajuda a combater e prevenir inúmeras condições de saúde. Se você ainda precisa de motivos para incluí-la na sua alimentação, veja, abaixo, mais benefícios medicinais que ela pode trazer.

 

Benefícios medicinais da alcachofra

 

Saúde cardiovascular

 

Devido às altas quantidades de potássio no vegetal, é possível a manter o ritmo cardíaco normal com o seu consumo frequente. Estudos relacionados têm mostrado uma forte ligação entre dietas ricas em potássio e redução do risco de acidente vascular cerebral.

O potássio também neutraliza o efeito do sódio sobre a pressão sanguínea, o que ajuda a manter a pressão de sangue saudável e promove uma boa saúde do coração. Por isso, os fitonutrientes da alcachofra podem reduzir os níveis de colesterol ruim e, por consequência, o risco de acidente vascular cerebral e doença cardiovascular.

Imunidade

A alcachofra é rica em fitonutrientes e antioxidantes, o que aumenta a imunidade do organismo contra doenças, promove a boa saúde. Estes nutrientes potentes são muito úteis na manutenção de células saudáveis, especialmente em casos de câncer de próstata.

Isto acontece porque eles inibem a proliferação das células cancerígenas. Outro ponto importante é que o vegetal tem alto teor de vitamina C, que mantém o sistema imunológico saudável e reduz o risco de certos tipos de câncer.

Digestão

A alcachofra é rica em fibra alimentar, que ajuda a manter o sistema digestivo saudável. Com isso, a digestão é facilitada, além de a constipação ser evitada. Quando o nosso sistema digestivo está funcionando corretamente, é menor o risco de desenvolver indigestão, azia e gases.

Saúde dos ossos e músculos

A vitamina C presente na alcachofra é importante para a formação de colágeno. Essa proteína apoia o desenvolvimento da cartilagem, dos ossos, dos músculos e dos vasos sanguíneos. O magnésio ajuda a construir ossos saudáveis e também mantém as funções musculares. Já o potássio facilita as funções do sistema nervoso central e muscular. Com isso, o alimento é completo para melhorar a saúde do corpo e da mente.

Bom para o fígado

 

Graças à cinarina e a outro antioxidante, a alcachofra se torna benéfica para o fígado. Estudos comprovam que é possível até mesmo regenerar o tecido do órgão com o consumo desse vegetal.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!