Medicina Alternativa

Aprenda a fazer remédios caseiros para desinchar

Por Redação Doutíssima 25/12/2014

Quando o nosso corpo acumula líquidos, devido a alguma deficiência que impede de eliminá-los normalmente, a pessoa fica com uma aparência indesejada de inchaço. Para desinchar, além do tratamento médico tradicional, há alguns remédios caseiros que podem ser úteis para acabar com a retenção de líquidos – problema também chamado de edema.

 

Como desinchar

 

Um edema acontece quando há acúmulo excessivo de líquido nos tecidos do corpo, que ocorre com frequência nos pés e pernas, mas pode afetar outras partes do corpo também.

 

desinchar

Remédios caseiros diuréticos combatem a retenção de líquidos. Foto: iStock, Getty Images

Isso é causado por diversos fatores, que incluem alta ingestão de sódio, má circulação, falta de exercício, deficiências de vitaminas, insuficiência venosa, estresse, gravidez, menstruação, calor, alergias, pressão alta, problemas cardíacos, problemas renais, doença pulmonar crônica, doença hepática, distúrbios da tireoide, uso de certos medicamentos e de contraceptivos orais.

Devido à quantidade enorme de situações que podem causar esse problema, concluímos que não é nada difícil que ele, em algum momento, apareça. Se você está nessa situação e quer desinchar usando apenas receitas naturais, confira, abaixo, alguns remédios caseiros que podem acelerar esse processo.

 

Remédios caseiros que ajudam a desinchar

 

Dente de leão

A planta dente de leão tem um efeito diurético. Isso a torna uma ótima solução para remover o excesso de água do seu corpo. Além disso, ela é rica em potássio, o que ajuda a reduzir os níveis de sódio, e também tem alto teor de magnésio, que também alivia o inchaço pré-menstrual.

Para isso, basta usar uma colher de chá de dente de leão em uma xícara de água quente, e deixar em infusão por cerca de 10 minutos. Coe e beba este chá até três vezes por dia.

Salsa

Outra planta que possui propriedades diuréticas e é ótima maneira de desinchar o corpo é a salsa. Este tempero muito comum pode ser usado em sua alimentação, assim como preparando um chá. Use duas colheres de folhas de salsa e deixe em infusão em uma xícara de água quente por pelo menos 10 minutos. Depois é só coar e beber até três vezes ao dia. Outra opção é fazer um suco de salsa e limão.

Limão

O suco de limão ajuda a eliminar o excesso de líquidos e toxinas do corpo, por isso é um ótimo remédio para limpeza do organismo e também para desinchar. Misture duas colheres de sopa de suco de limão em um copo de água morna. Você pode adoçá-lo com mel e beber a solução uma vez por dia, durante alguns dias, ou até ver uma melhora significativa.

Sementes de funcho

O funcho é diurético conhecido e, por isso, ajuda a aumentar a eliminação de água e sódio dos rins. Isso também evita a acumulação de toxinas no corpo, auxilia a digestão e alivia a gases intestinais. Use uma colher de chá de sementes de funcho em uma xícara de água quente. Cubra e deixe em infusão por 10 minutos, coe e beba este chá três vezes ao dia.

Vinagre de maçã

O vinagre de maçã alivia a retenção de água, repondo potássio no corpo para ajudar a desinchar, reduzindo os níveis de sódio. Adicione uma colher de chá de vinagre de maçã em um copo de água. Beba a mistura duas vezes ao dia. Se você tem retenção de líquidos nas pernas, mergulhe os pés em um banho feito de partes iguais de vinagre de maçã e água morna, por cerca de 10 minutos.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!