Medicina Alternativa

Conheça os benefícios medicinais do aipo

Por Redação Doutíssima 25/12/2014

Se você deseja regular o problema de colesterol alto, já pensou em optar por um remédio natural? A cura para esse problema pode estar bem perto do que você imagina. O aipo é um alimento crocante, muito utilizado para fazer sopas ou saladas. Além de ser bom para acertar seu nível de colesterol, essa planta traz outros benefícios à nossa saúde.

 

Saiba mais sobre o aipo

 

Apesar de ser uma verdura, esse alimento tem um sabor salgado – por isso, você pode usar combinações como o suco de aipo junto com frutas mais doces. As suas folhas têm elevado teor de vitamina A, enquanto as hastes são uma excelente fonte de vitaminas B1, B2, B6 e C, ricas em potássio, ácido fólico, cálcio, magnésio, ferro, fósforo, sódio e aminoácidos essenciais em abundância.

aipo

Rico em fibras, o aipo é útil para tratar uma série de problemas. Foto: iStock, Getty Images

Embora seja verdade que esse vegetal contém mais sódio do que a maioria dos demais, o nível é compensado por maiores doses potássio. Além disso, a quantidade de sódio não é significativa, mesmo para a maioria dos indivíduos sensíveis ao sal. O seu sódio natural orgânico é, na verdade, é essencial para o corpo.

Enquanto muitos alimentos perdem nutrientes durante o cozimento, a maioria dos compostos em aipo se mantém, mesmo com o cozimento. Com isso, ele pode proporcionar muitos benefícios para a saúde, ajudando em várias condições, desde as mais simples aos mais complexos. Veja quais são os principais benefícios medicinais dessa verdura.

 

Benefícios do aipo

 

Redução da pressão arterial

O aipo contém compostos químicos orgânicos que reduzem o nível de hormônios do estresse no sangue. Isso permite que seus vasos sanguíneos consigam se expandir, o que dá mais espaço para o sangue se movimentar, reduzindo, assim, a pressão.

Quando a pressão arterial é reduzida, todo o sistema cardiovascular funciona melhor, o que reduz as chances de desenvolver aterosclerose, ataque cardíaco ou um acidente vascular cerebral.

Redução do colesterol

Comer esse alimento diariamente ajuda a reduzir o colesterol que entope as artérias, pois suas substâncias estimulam a secreção dos sucos biliares, que trabalham para reduzir os níveis. Menos colesterol significa menos placas nas paredes das artérias e uma melhora geral na saúde do coração.

A fibra que é encontrada na verdura também trabalha para acabar com o colesterol da corrente sanguínea e eliminá-lo do corpo com, movimentos intestinais regulares.

Mantém a saúde das articulações

O aipo é ótimo alimento para pessoas que sofrem de artrite, reumatismo e gota. Ele possui propriedades anti-inflamatórias, que ajudam a reduzir o inchaço e dor ao redor das articulações. Os talos de aipo também agem como um diurético, o que ajuda a remover o ácido úrico que se acumula ao redor das articulações do corpo, o que pode ser associado à dor e ao desconforto. Também é capaz de aumentar o crescimento de tecido nas articulações inflamadas.

Alívio da enxaqueca

A presença de algumas substâncias no alimento ajuda a fornecer o alívio de enxaquecas. O mecanismo exato não está completamente esclarecido, mas pesquisas apontam para a supressão da liberação de óxido nítrico no cérebro, que causa dores de cabeça e enxaquecas.

Perder peso

O consumo regular de suco de aipo, antes das refeições, ajuda a reduzir o seu peso. Isso ocorre porque o alimento possui um nível muito baixo de calorias, mas elevado em fibras, o que traz uma sensação de saciedade mais rápida e ajuda a mantê-la por muito mais tempo. Portanto, ele ajuda a reduzir a tendência a comer demais.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!