Sexualidade

Quais as causas da infidelidade feminina?

Por Redação Doutíssima 25/12/2014

Ao contrário da masculina, a infidelidade feminina ainda é encarada como tabu e é cercada de preconceitos tanto por homens quanto por mulheres. A sociedade, os amigos e a família, quando descobrem, não compreendem os motivos da traição e, em geral, forçam o homem à separação.

 

infidelidade feminina

A maioria das mulheres coloca no homem a culpa por elas traírem. Foto: iStock, Getty Images

 

Quando a situação é inversa, eles acabam por ser perdoados com mais facilidade pela parceira. Mas o que leva uma mulher a trair?

O homem é culpado pela infidelidade feminina

De acordo com alguns pesquisadores de relacionamentos, o principal motivo para a infidelidade feminina é o próprio homem. A insatisfação com o parceiro está no topo das justificativas das mulheres para uma pulada de cerca. Elas afirmam que só traem quando falta amor, sexo, romance e atenção.

 

Algumas ainda são motivadas por vingança, pois já foram traídas em algum momento da relação, e outras para aumentar a autoestima. Os homens justificam suas traições por três razões menos complexas: instinto, vocação e atração física.

 

A posição da mulher na sociedade contemporânea, na qual ela tem mais liberdade e independência financeira, pode proporcionar mais condições para que ela traia o parceiro. Esse novo momento também altera os motivos da infidelidade feminina que estão longe de estar liga ao homem.

 

Assim como o time masculino, elas também podem trair por impulso, para satisfazer um desejo momentâneo, ou por vontade de ser desejada por outro homem. A grande questão envolvendo estas novas ações é que a mulher ainda se vê como vítima, mesmo que apenas o desejo dela tenha motivado a traição.

 

O que vem depois de uma infidelidade feminina

Diferentemente de outros momentos da história, a mulher aprendeu a separar o parceiro oficial do amante. Ela já consegue até manter longos relacionamentos com outra pessoa, mesmo tendo uma relação oficial, exatamente como os homens fazem há séculos.

 

A infidelidade feminina também não é mais motivo para que a mulher queira se separar do marido e desfazer sua família. Elas pulam a cerca, têm novos desejos, mas ainda assim fazem questão de manter a família unida, nem que seja aos trancos e barrancos. A mulher não hesita em terminar uma relação paralela pelo bem da família.

 

E apesar de todas essas mudanças, as mulheres, mesmo perdoando mais do que os homens, ainda têm na traição do parceiro o principal motivador para o divórcio. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estatística (IBGE), 71% das separações pedidas pelas mulheres estão ligadas à traição.

 

O que leva a mulher a trair?

De acordo com o livro Por que homens e mulheres traem?, da antropóloga Mirian Goldenberg há várias razões para a traição de homens e mulheres, mas a infidelidade feminina tem uma lista de motivos maior. Veja alguns:

 

– Falta de amor

– Falta de diálogo

– Falta de sexo

– Falta de atenção

– Falta de carinho

Falta de tesão

– Falta de comunicação

– Tédio

– Defeitos do parceiro

– Insatisfação com o parceiro

– Crise na relação

– Rotina

– Vingança

Carência

– Solidão

– Para sentir-se desejada

– Necessidade de sentir-se amada

– Necessidade de sentir-se bonita

– Curiosidade de conhecer um novo parceiro sexual.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!