Clínica Geral

Quais as diferenças e para que servem órteses e próteses

Por Redação Doutíssima 25/12/2014

Existem muitas dúvidas sobre o que difere órteses e próteses. Basicamente, podemos caracterizar as órteses como um suporte, um apoio que é colocado externamente no corpo para auxiliar no funcionamento de alguma parte que tenha sido prejudicada por acidente ou problema de saúde.

 

Já as próteses são substitutas de membros, órgãos ou tecidos que tiveram que ser amputados ou removidos.

órteses e próteses

Criadas para auxiliar o funcionamento do corpo quando uma parte falha. Foto: iStock, Getty Images

 

Órteses e próteses: auxílio e funcionalidade

A órtese é considerada pelo ISO (Organização Internacional para Padronização) como um dispositivo externo que é aplicado ao corpo para modificar aspectos de funcionamento ou estrutura dos sistemas nervoso, muscular ou esquelético. O objetivo dela é dar auxílios mecânicos ou ortopédicos ao paciente.

 

Elas podem ser provisórias ou não, servindo para alinhar, prevenir ou corrigir alguma deformidade, melhorando as funções de mobilidade do corpo.

 

Um exemplo para diferenciar órteses e próteses é o aparelho dentário, que serve para corrigir uma deformidade da arcada, enquanto a dentadura, por ser um implante, é uma prótese que substitui os dentes.

 

As órteses podem ser internas (instrumentos para estabilizar a coluna, marca-passos, bombas de infusão, etc), externas (bengalas, muletas, colares cervicais, aparelhos gessados, andadores, coletes, aparelhos auditivos, lentes de contato, óculos, aparelhos ortodônticos, etc) ou implantadas total ou parcialmente (fixadores externos, drenos, etc.).

 

Outros exemplos de órteses são as palmilhas ortopédicas, as joelheiras, munhequeiras, etc.

 

Próteses substituem membros do corpo

As próteses são peças artificiais que servem para substituir partes do corpo que foram amputadas ou não funcionam como deveriam. Podem ser criadas e utilizadas para membros perdidos ou que não existem, tanto para o processo de recuperação de lesões, deficiências congênitas ou fins estéticos.

 

Diferenciando órteses e próteses, a órtese é um dispositivo que pode ser permanente ou transitório e substitui algum membro, total ou parcialmente. Elas possuem vários tipos, sendo utilizadas de acordo com casa caso.

 

Podem ser internas (como a prótese articular ou a não convencional, que substitui órgãos como o coração), externas (como uma perna mecânica, por exemplo), implantada total ou parcial (no caso de um implante dentário) ou estética (quando modifica a forma do corpo, como uma prótese mamária, no nariz, etc).

 

Como funcionam próteses ou órteses em crianças

No caso de colocação de órteses e próteses em crianças, elas precisam ser adaptadas constantemente, devido ao processo de crescimento. As próteses são feitas sob medida, então precisam ser substituídas de acordo com o desenvolvimento.

 

Impressoras 3D já conseguem capturar detalhes de membros, reconstruindo partes do corpo e projetando para a criação de uma prótese ou órtese com características de cada paciente. Para as crianças, elas vão modificando os aspectos físicos de acordo com a idade e a necessidade.

 

Mesmo que as órteses e próteses sejam os aparelhos, internos ou externos, mais utilizados para auxiliar na mobilidade humana, existem outros equipamentos que não se enquadram em nenhuma das categorias.

 

Estes são chamados de “materiais especiais”, e neles se encontram peças, instrumentos e dispositivos que são utilizados em procedimentos de terapia e não se limitam nas especificações técnicas das órteses ou das próteses.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!