Dieta

Saiba qual a importância da relação entre fibras e água

Por Redação Doutíssima 25/12/2014

Ambos são elementos indispensáveis e vitais para o funcionamento do nosso organismo. Mas o que mais fibras e água possuem em comum? O que pouca gente sabe é que essa dupla trabalha muito bem em conjunto e auxilia, inclusive, no emagrecimento.

Fibras e água para emagrecer

Isto ocorre porque o consumo de fibras e água cria um gel no estômago, dando a sensação de saciedade, além de favorecer a digestão e absorção de nutrientes. Conheça outros benefícios e inclua mais fibras e água na sua rotina diária!

 

fibras e água

Dupla age em favor do organismo e auxilia no emagrecimento. Foto: iStock, Getty Images

 

Como já dissemos, quem deseja emagrecer deve investir seriamente em uma dieta com menos calorias, cortando excessos, gorduras e açúcares, e caprichar no consumo de fibras. Acompanhadas de água, as fibras incham, e deixam você com sensação de estômago cheio.

 

Além disto, as fibras e água incrementam a perda de peso porque ajudam no funcionamento do intestino, evitando gases, prisão de ventre e barriga inchada.

 

O consumo adequado de fibras para um adulto fica em torno de 25 a 30 gramas por cada mil calorias ingeridas. Para idosos, o consumo é de 10 a 13 gramas para cada mil calorias. Crianças e adolescentes precisam de consumo menor, cerca de 5 gramas na proporção das calorias ingeridas.

Quanto ao consumo ideal de água, indica-se dois litros por dia, até três, especialmente em época de clima seco ou durante a prática de exercícios físicos. O ideal é carregar uma garrafinha sempre junto e tomar aos poucos pois não se deve esperar ficar com sede para tomar água. A sede já é sinal de desidratação.

 

Por que consumir fibras

As fibras são encontradas em alimentos variados, possuem diversas propriedades benéficas, antioxidantes, vitaminas e minerais. Você encontra fibras em grãos integrais, legumes, verduras e frutas.

 

A melhora do funcionamento intestinal é um dos maiores benefícios das fibras, pois trabalhando bem, evita diversas doenças do intestino, como o câncer. Ajuda a eliminar e equilibrar o colesterol, fundamental para prevenir doenças do coração.

 

O consumo adequado de fibras ainda é benéfico para diabéticos e ajuda a controlar a vontade de atacar os doces, pois controla os níveis de glicemia. Evitando picos de glicemia, você controla a fome e mantém a diabetes sob controle.

 

Como ajuda a controlar a fome e o consumo exagerado de doces, as fibras são grandes aliadas das dietas de emagrecimento, especialmente quando as fibras e água são combinadas.

 

Fibras e água, organismo em ordem   

A água é componente indispensável, pois está presente em todo o nosso corpo. Além de hidratar o corpo, os órgãos, hidrata a pele e a mantém com aparência saudável e viçosa.

 

É uma bebida que não tem calorias, ajuda a limpar os rins e desintoxicar o organismo, evitando diversas doenças. Além disto, a água melhora a circulação sanguínea, prevenindo varizes e celulites.

 

A água, especialmente combinada com as fibras, previne constipação e regula o intestino. Também ajuda a controlar a fome, mantendo a barriga cheia e controlando a fome. Beba ao menos dois litros de água e previna inclusive o aparecimento precoce de rugas e vincos.

 

Crie o hábito de beber um copo de água em jejum para “acordar” o sistema digestivo e fazê-lo trabalhar bem.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!