Especialidades

Conheça e aprenda a lidar com 5 coisas que tiram o sono

Por Redação Doutíssima 26/12/2014

Dormir deveria ser o momento mais tranquilo do nosso dia, afinal estamos relaxados e no conforto da nossa cama. Mas, pode acontecer de nos depararmos com coisas que tiram o sono. Pode ser preocupação, ansiedade, fome, substâncias ou alimentos, basta que um deles interfira nos nossos pensamentos para que nos tornemos incapazes de dormir.

 

O resultado no dia seguinte é uma pessoa que mais parece um zumbi, tamanha é a indisposição, o mau humor e as olheiras.

 

Ansiedade, medo e preocupação podem ser bem administrados. Foto: iStock, Getty Images

Ansiedade, medo e preocupação podem ser bem administrados. Foto: iStock, Getty Images

 

Coisas que tiram o sono: menos qualidade de vida

 

Nosso organismo precisa de sono. É durante o sono que somos capazes de gravar as memórias do dia, concluir funções importantes do metabolismo e também fazer nossa reserva de energia para que, ao acordarmo, tenhamos disposição o suficiente para atravessar o dia.

 

Quando, por algum motivo, não conseguimos dormir, nosso organismo não conclui suas funções metabólicas, o que pode nos gerar uma série de reações. Enxaqueca, queda de cabelo, aumento de peso, irritabilidade são sintomas comuns a pessoas que se preocupam demais com coisas que tiram o sono.

 

5 coisas que tiram o sono: aprenda a lidar com elas

 

 

Rever alguns planos, traçar novas metas, excluir pessoas ou situações de sua vida que lhe preocupam, pode ser o começo para voltar a ter noites tranquilas. Abaixo, listamos algumas das coisas que tiram o sono, mas também apontamos caminhos que podem lhe ajudar:

 

1. Contas e mais contas

 

Quando o assunto é coisas que tiram o sono a primeira que vem à cabeça é aquela conta que vence amanhã e a outra que você terá que pagar depois de amanhã. Finanças apertadas, ou no vermelho, são motivo de ansiedade, mas, dentro do possível, tente ficar calmo. As coisas se resolvem.

 

E se não der pagar no dia do vencimento, pague assim que tiver dinheiro. Relaxe, tome um chá antes de dormir e tente pensar em coisas boas.

 

2. Ansiedade, a inimiga

 

A ansiedade é um sentimento que não faz nada bem à mente e ao coração. Quando tentamos prever os próximos acontecimentos, gastamos tempo e energia pensando em possibilidades, que muitas vezes não se confirmam.

 

Antes de dormir, procure não pensar em problemas ou em situações complicadas que você tem pra resolver no dia seguinte. Leia um livro, beba um chá e tente dormir o mais tranquilo possível.

 

3. Alimentos do mal

 

Alimentos com cafeína, comidas picantes e ricas em carboidratos, bebidas alcoólicas e produtos lácteos são excelentes aliados para uma noite de insônia. Por isso, procure evitar estes alimentos e bebidas, ou pelo menos, consumi-los até no máximo três horas antes de ir para cama. Assim, você garante uma noite de sono tranquilo.

 

4. Doenças

 

Quando estamos doentes ou há alguém nesta condição na família, a tendência é não desviar o pensamento do assunto e pensamos até na morte. Não faça isso com você. É claro que uma enfermidade grave, como um câncer, por exemplo, sempre será motivo de preocupação. Mas não vai adiantar de nada você ficar pensando no pior antes de dormir.

 

5. Ele broxou, e agora?

Calma lá! O mundo não acabou se ele não conseguiu cumprir com o seu dever na cama. Assim como você tem seus momentos e dias ruins, o gato também tem coisas que tiram o sono e a disposição sexual. Antes de você perder a noite criando uma mirabolante teoria da conspiração, tente saber o que o tem preocupado e veja como você pode ajudá-lo.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!