Medicina Alternativa

Conheça os benefícios medicinais do eucalipto

Por Redação Doutíssima 26/12/2014

Uma das mais robustas e conhecidas árvores do mundo, o eucalipto reserva em suas folhas e ramos propriedades antibacterianas impressionantes. Seu óleo é o mais antisséptico dentre todos os óleos essenciais. Para se ter uma ideia, antes da assepsia moderna, os médicos faziam uso de óleo natural dessa árvore para desinfetar seus equipamentos e limpar feridas.

O aroma forte e estimulante desta planta é muito característico e segue até hoje sendo utilizado como base para a produção de desodorizantes, desinfetantes e repelentes. Não é a toa que o eucalipto está sempre presente em banhos a vapor e saunas.

eucalipto

Eucalipto é utilizado em uma série de remédios caseiros. Foto: iStock, Getty Images

Os produtos à base dessa árvore são indicados para problemas respiratórios, reduzindo o muco, inchaço e a inflamação, além de aliviar dores musculares, reumatismo e dores de cabeça. Suas propriedades são reconhecidas de tal maneira que boa parte dos remédios comerciais para combater resfriados e preparações para alívio das dores têm essa planta como um dos ingredientes.

Há muitas maneiras de aproveitar as propriedades medicinais citadas acima. Por exemplo: infusões para alívio da gripe, gargarejo com ação antibactericida para gargantas inflamadas e limpeza bucal, pomada de massagem para uso direto em aplicação no tórax com ação descongestionante ou mesmo óleo para massagem e fricção em juntas artríticas dolorosas ou rígidas.

Aprenda a fazer chá de eucalipto

Sua ação antissépica e desinfetante é extremamente eficaz para curar asma, bronquite, sinusite, tosse, rinite, diabetes, reumatismo, dores musculares, dor ciática, doenças na bexiga e problemas reumáticos. Misture uma colher de sopa de folhas frescas ou secas picadas de eucalipto em uma xícara de água fervente.

Tampe e deixe que a bebida descanse até amornar. Coe e beba em seguida. Para saborizar ainda mais, pode-se adicionar gotas de limão ou mel ao chá, usufruindo também do benefício destes dois ingredientes. Bebendo uma xícara antes de dormir já pode se comprovar o alívio dos sintomas – mas, em casos mais acentuados, é recomendada a ingestão de até três xícaras ao longo do dia.

Atenção: há contraindicações para o uso de eucalipto para mulheres grávidas ou lactantes, assim como as crianças menores de dois anos.

Limpeza da pele com vapor de eucalipto

Você deve ferver 500 ml de água e adicionar duas folhas de eucalipto picadas. Além disso, para potencializar o efeito adstringente, acrescentar cascas de limão, laranja e duas gotas de óleo de lavanda. Deixe ferver por um minuto e tire do fogo.

Para ter certeza de que o vapor não será maléfico, deixe que esfrie por três a cinco minutos, com a panela tampada. Com o auxílio de uma toalha, procure aproximar o rosto da infusão, de uma altura mínima de 30 centímetros, até que sinta que a pele está absorvendo o vapor e os poros estão se abrindo. Receba este vapor por, no máximo, 10 minutos.

Quando acabar o vapor no rosto, seque bem com uma toalha limpa e evite correntes de ar. A água dessa infusão pode ser reutilizada para deixar os pés de molho em uma bacia, com a adição de mais 500 ml de água fria. Isso relaxa e ativa a circulação sanguínea.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!