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Medicina Alternativa

Saiba como usar o incenso para meditar e aliviar o estresse

Por Redação Doutíssima 26/12/2014

Vivemos em um mundo globalizado, com excesso de informações, de compromissos e de tarefas, no qual somos, com frequência, consumidos pelo tempo. Boa parte das pessoas trabalha o dia inteiro e ainda encontra tempo para estudar, fazer exercícios físicos, acompanhar os filhos nos estudos e cumprir mais uma infinidade de tarefas. Se essa rotina está deixando você exausto, que tal tirar um tempo para acender um incenso e descansar um pouco?

São os que conseguem, entre um compromisso e outro, desligar, fazer uma pausa e tirar alguns minutos para relaxar. Isso acaba levando à fadiga e ao estresse. Para combater esses sintomas e evitar que a rotina nos atropele, o uso do incenso em uma prática diária oportuniza um tempo para o espírito em momentos de profundo relaxamento.

incenso

Acender um incenso ajuda a combater a fadiga e nervosismo. Foto: iStock, Getty Images

Seu uso já foi registrado na época de Jesus Cristo, visto que foi um dos presentes levados pelos reis magos em seu nascimento, devido à espiritualidade que simbolizava.

Incenso para combater o estresse

Tradicionalmente, o incenso é feito de raízes, folhas, sementes e resinas naturais que, com a adição de água, óleo e demais elementos, são transformados em uma pasta. Vem sendo utilizado por inúmeras civilizações ao longo dos séculos. Utilizado para energizar e purificar ambientes, ele pode atuar diretamente no seu bem-estar.

Confira alguns tipos de incensos que vão ajudar a mudar seu humor no dia a dia, afastando o estresse.

Alecrim

É muito utilizado para melhorar a concentração e para a memória, pois ativa a criatividade e torna as ideias mais claras.

Camomila

É a opção ideal para combater o estresse e o nervosismo. Assim como no de alecrim, ativa e estimula a criatividade.

Capim-cidreira

Essa erva naturalmente já atua como calmante. O incenso feito a partir dela, da mesma maneira, combate a exaustão mental e, por isso, é uma ótima opção para ambientes de trabalho, uma vez que é indicado para quem precisa de concentração para tomar decisões importantes.

Canela

Esse incenso deve ser utilizado para ganhar energia.

Cítrico

Como o de laranja, é muito indicado para ansiedade e tristeza, uma vez que estimula a alegria e acalma tensões.

Hortelã

O incenso feito a partir dessa planta combate a timidez e a insegurança.

Lavanda

Se você sofre de insônia, precisa se acalmar e equilibrar suas emoções, esse é o indicado.

Rosa

Atua no combate ao medo e ao pânico, sendo bastante indicado para momentos de dificuldade na vida pessoal ou no trabalho.

Sândalo

É indicado para aguçar a intuição e despertar a espiritualidade.

Ylang-ylang

Bastante conhecido pelos apreciadores da cultura oriental, reforça a autoestima e estimula a sensualidade.

Erva-doce

Possui grandes propriedades de relaxamento e calmante da mente, ao mesmo tempo que auxilia no alívio da exaustão física e do estresse.

Como utilizar o incenso

O ideal para quem quer começar a utilizar incenso para relaxar e combater os sintomas de estresse é utilizar um pequeno. Também é bom evitar aromas fortes, com essências sintéticas – prefira os com perfume discreto e natural. A vareta de incenso pode queimar em diferentes tempos, sendo mais comuns as de 30 a 60 minutos, o que depende muito do tamanho e de seus ingredientes.

 

 

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