Amor e Sexo

Casamento em crise: como reverter o quadro

Por Redação Doutíssima 28/12/2014

Jurar amor incondicional, mesmo no altar, em um dia de felicidade extrema, não é garantia nenhuma de que, no futuro, problemas o casal estará livre de problemas. O casamento em crise é completamente comum, uma realidade para muitas pessoas – é praticamente impossível que duas pessoas nunca tenham conflitos após viver muitos anos juntos.

Mas será que o fato de não querer o outro por perto no momento ou de ter dias e dias de discussões sem fim significam o fim do casamento? Será que as crises não podem ser superadas? Vamos tentar entender melhor isso para ajudar você a retomar sua relação de amor incondicional.

casamento-em-crise

Se o casal supera uma crise, ficará fortalecido e amadurecido. Foto: iStock, Getty Images

Se você está lendo este artigo agora é porque acredita que está com o casamento em crise. Então veja como correr atrás para salvar o seu relacionamento.

Como superar um casamento em crise

Antes de mais nada, é preciso despir-se de ódio, raiva, ciúme e desconfiança se você quer consertar um casamento em crise. Tentar resolver problemas de cabeça quente só vai piorar as coisas, e a tensão ficará eternamente no ar, envolta de palavras que foram ditas na hora errada, sem querer, mas que vão magoar para sempre.

Depois disso, a melhor coisa a fazer é tentar observar a relação de fora. Tente ver tudo com os olhos do parceiro, tente colocar-se no lugar dele. Isso às vezes faz com que vejamos coisas que antes nossa mágoa nos impedia de enxergar.

Feito isso, é hora de partir para a conversa, que não deve ser feita na frente dos filhos, de amigos ou de outros membros da família. Lembre-se, problemas de um casal devem ser resolvidos pelo casal.

 

Quando se tem um casamento em crise e uma conversa é necessária, tente começar o assunto de forma branda, com maturidade e equilíbrio. Recorde dos motivos que fizeram os dois optarem por viver juntos, e encontrem juntos a solução dos problemas, assumindo, cada um dos dois, não só uma parcela de culpa, mas também uma responsabilidade na reconstrução da relação. Quem sabe depois disso, terão uma relação mais sólida do que antes, evoluída e amadurecida.

Casamento em crise é oportunidade para evoluir

Depois de uma crise, jamais cobre de seu parceiro que ele seja como antes. Pelo contrário, esteja aberta a reatar com uma pessoa diferente e mais evoluída do que aquela a quem você jurou amor eterno. Considere que as pessoas mudam. Curta esta nova parceria, prepare pequenas surpresas diárias.

Ajudem-se nas tarefas do dia a dia para diminuir o cansaço, uma vez que ele pode ser o principal vilão do casamento em crise. Se o motivo for financeiro, não há nada que papel, caneta, uma calculadora e determinação mútua não resolva. Se for emocional, converse, dê mais atenção, carinho.  

Se nada disso adiantou, procurem a terapia. É através dela que pode ser diminuído o sofrimento das crises que os casais não conseguem resolver sozinhos, por falta de segurança e autoestima, por exemplo. Isso ajuda a fortalecer cada um e a própria relação.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!