Clínica Geral

Veja como tirar água do ouvido

Por Redação Doutíssima 28/12/2014

O verão sempre nos faz um convite para um banho refrescante. Porém, um dos transtornos que a piscina, o mar ou os rios podem provocar, é a entrada de água nos ouvidos. Muitas pessoas não conhecem meios eficientes de como tirar água do ouvido. Por isso, veja aqui algumas dicas para remover a água sem provocar danos à audição.

como tirar água do ouvido

Momentos de diversão podem ser atrapalhados por ocorrência de água no ouvido. Foto: iStock, Getty Images

 

Dicas de como tirar água do ouvido

Se você estiver com água no ouvido, ou estiver perto de alguém com este problema, siga as dicas abaixo.

 

1. Vácuo no ouvido

Incline o lado da cabeça com o ouvido para baixo. Pressione a orelha suavemente com a palma da mão. Vá pressionando para dentro e para fora, como se fosse desentupir, até que comece a sair a água. Não incline o ouvido para cima, pois isso pode fazer com que a água entre mais. 

 

2. Pulinhos em um pé só

Incline o lado do ouvido afetado para baixo, apontando para o chão. Pule em um pé só, baixando o lado da cabeça até que a água saia.

 

3. Deitar com o ouvido para baixo

A água pode sair naturalmente do ouvido com ajuda da gravidade, ou seja, há como tirar água do ouvido apenas deitando com a região afetada virada para baixo. Use um travesseiro e fique assim por algum tempo, encontrando algum meio para se entreter. Se for dormir, fique com o ouvido afetado para baixo e a água pode escorrer durante o sono.

 

4. Bocejar

O ato de relaxar os músculos da boca pode ser um método eficiente de como tirar água do ouvido. Isso porque um movimento que afete a água dentro dele faz com que escoe o líquido, já que tensão é aliviada.

 

5. Mastigar

Mexer os ossos da mandíbula, fingindo que está mastigando, pode ajudar a eliminar a água presa no ouvido. Se ela estiver trancada na tuba auditiva (parte do ouvido interno), o movimento de mastigação pode liberá-la com a inclinação rápida de sua cabeça para o lado afetado enquanto finge comer.

 

6. Medicamentos sem prescrição

Disponíveis nas farmácias, existem alguns remédios específicos para remover a água dos ouvidos. Em geral, eles contêm álcool em sua composição, o que faz a evaporação ser mais rápida. Aplique as gotas seguindo recomendações da bula e depois incline a cabeça com o ouvido afetado para baixo.

 

7. Secar o ouvido com secador

Você tem como tirar água do ouvido usando um secador de cabelo. Selecione a opção de calor mínimo (se tiver fria, melhor) e mantenha uma distância de 30 cm da cabeça. Direcione o ar para o ouvido e espere até sentir a água sair.

 

Quando procurar o médico?

Se além da água presa no ouvido, você sentir dor, pode ser sinal de algum problema mais sério. Algumas infecções, principalmente as do ouvido médio, costumam provocar a mesma sensação que a água irritando o interior.

 

A otite, uma infecção que pode ser bastante grave, é uma complicação desse problema. Procure um médico caso você apresente sintomas como dor de ouvido intensa (que aumenta quando você encosta na orelha), secreção de cor amarela ou verde saindo do ouvido (que pode ser malcheirosa), coceira no ouvido ou no canal auditivo, e perda de audição.

 

Não basta apenas saber como tirar água do ouvido caso a infecção se manifeste. Busque auxílio médico, pois pode ser necessária uma sucção do líquido infeccionado.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!