Vitaminas

Veja para que serve e quem pode usar o profenil

Por Redação Doutíssima 28/12/2014

Rico em calorias e proteínas, o profenil é um suplemento alimentar. Ele compõe a dieta de crianças e adultos que possuem restrição para ingerir a fenilalanina (aminoácido que funciona como proteína). Bastante nutritivo, esse composto contém carboidratos, minerais, vitaminas e aminoácidos.

 

O profenil é recomendado para pessoas com fenilcetonúria (uma doença congênita e rara, caracterizada pela incapacidade da pessoa em quebrar as moléculas de fenilalanina corretamente) ou hiperfenilalaninemia (doença metabólica e genética que torna a pessoa incapaz de transformar o aminoácido fenilalanina, componente das proteínas).

 

profenil

Suplemento é indicado para crianças e adultos portadores de doença rara. Foto: iSTock, Getty Images

Como se usa o profenil

Esse suplemento é utilizado misturado a outros alimentos. O nutricionista ou pediatra recomenda o consumo do profenil avaliando peso, idade e tolerância à fenilalanina. Ele não pode ser ingerido por pessoas que apresentem qualquer tipo de hipersensibilidade aos ingredientes do composto.

 

O modo de preparo é através da diluição do produto segundo orientações médicas. Cada pessoa pode ter uma quantidade diferente para ingerir. Ele é adicionado à água ou outros alimentos, devendo ser consumido sempre imediatamente após o preparo. Não se deve nunca reutilizar o suplemento, que deve ser dividido em até 5 porções por dia.

 

As variações do suplemento

Dependendo da idade, o suplemento pode variar em fórmula. Existem 3 tipos diferentes: os profenil 1 (entre 0 e 1 ano), 2 (entre 1 e 8 anos) e 3 (para adultos e crianças acima de 8 anos).

 

Profenil 1: é um suplemento em pó, tendo em sua composição uma mistura de aminoácidos isentos de fenilalanina. Para suprir a necessidade alimentícia dos bebês, ele tem em sua fórmula carboidratos, vitaminas e minerais.

 

Ele é um complemento, por isso deve ser consumido junto com outros alimentos que proporcionem um equilíbrio saudável de energias, lipídeos, carboidratos e outros nutrientes.

 

Profenil 2: assim como o primeiro suplemento de sua categoria, esse contém as mesmas substâncias, porém em dosagens adequadas para crianças entre 1 e 8 anos de idade. Também deve ser ingerido em conjunto com outros alimentos que balanceiem as propriedades nutritivas do composto.

 

Profenil 3: a terceira composição do suplemento é destinado a adolescentes, gestantes e adultos. Sua formulação contém até 68 gramas de proteínas a cada 100g do produto. Isento de fenilalanina, ele é um complemento alimentar formado por aminoácidos livres. Pode ser consumido acima dos 8 anos de idade.

 

Polêmica envolvendo o profenil

Recentemente, em setembro de 2014, o profenil teve lotes retirados dos estabelecimentos comerciais pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Segundo o órgão, alguns ingredientes que estavam presentes no rótulo não integravam de fato a composição do produto.

 

No profenil 2, em um dos lotes faltava o aminoácido Valina. Além disso, o Isoleucina (outro aminoácido) estava presente em mais de 100% acima do indicado na embalagem. Em outro lote, faltava o Isoleucina. Os casos foram registrados nos estados de Santa Catarina, Salvador e Paraná.

 

Além disso, após uma visita de inspeção, a Anvisa verificou que havia irregularidades no cumprimento das Boas Práticas de Fabricação por parte da Dynamic Lab Indústria Farmacêutica S.A., fabricante dos produtos.

 

Por provocar danos e reações adversas aos portadores de fenilcetonúria, os lotes foram retirados das prateleiras. A partir do episódio, as políticas internas da empresa foram mudadas para garantir a qualidade dos produtos e sua fabricação novamente.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!