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Qualidade de vida

Alimentos que ajudam no rejuvenescimento

Por Redação Doutíssima 29/12/2014

Você sabia que a nossa principal fonte da juventude está na nossa alimentação?  Uma alimentação saudável e equilibrada protege o organismo combatendo a ação danosa dos radicais livres e auxilia no rejuvescimento das nossas células.

 

rejuvenescimento

Vida equilibrada pode ajudar a amenizar os efeitos do envelhecimento

 

 

O que são os radicais livres?

 

Para entendermos melhor o que são os radicais livres é preciso imaginar o nosso corpo como uma grande máquina, sendo as nossas células a engrenagem. Para que eleas funcionem bem, precisamos constantemente de oxigênio para converter os nutrientes absorvidos dos alimentos em energia. Entretanto, essas células são oxidadas pela queima do oxigênio liberando moléculas de radicais livres.

 

Os radicais livres são instáveis e apresentam um elétron com carga negativa que tende a se associar muito rapidamente a outras moléculas de carga positiva com as quais pode reagir ou oxidar. Dessa forma, esses radicais podem danificar as células sadias do nosso corpo, sendo que o bombardeamento excessivo por essas moléculas danifica o DNA das células, bem como outros materiais genéticos. Esse processo interfere negativamente no rejuvenescimento do nosso organismo. 

 

Nutrientes essenciais para o rejuvenescimento do nosso organismo

 

Segundo a nutricionista Juliana Rossi di Croce, existem nutrientes que são essenciais para o rejuvenescimento do nosso organismo. Para uma alimentação equilibrada devemos consumir alimentos ricos em vitamina B12, ômega 3, cobre, maganês, potássio e cálcio. Conheça um pouco mais sobre a função e onde encontrar esses nutrientes.

 

Vitamina B12

 

A vitamina B12 ajuda a manter o metabolismo do sistema nervoso e as células vermelhas do sangue saudáveis. Ela também reduz o risco de danos no DNA. Ela pode ser encontrada no consumo de azeite, avelãs, aves, batatas, limão, castanha-do-pará, fígado, laranja, iogurte, leite, ovos, salmão, ou sardinha.

 

Ômega 3

 

O ômega 3 é considerado como uma “gordura boa” devido aos vários benefícios que proporcionam ao nosso organismo. O seu consumo é essencial, já que o nosso corpo não consegue produzi-lo. Alimentos como abacate, abóbora, brócolis, milho, castanha-da-índia, nozes, açafrão, bacalhau, sardinha, salmão, rúcula e semente de linhaça são ótimas fontes de Ômega 3.

 

Cobre e manganês

 

O cobre é essencial para a produção do colágeno, a proteína responsável pela integridade funcional dos ossos, cartilagens, pele e tendões. O colágeno é essencial para a manutenção e o rejuvenescimento da nossa pele. Também  é importante na produção da elastina, a principal proteína responsável pelas propriedades elásticas dos vasos sanguíneos. Já o manganês, é indispensável ao crescimento e ao tônus muscular, na vitalidade do individuo, na formação de muitas enzimas, hormônios e proteínas. Eles podem ser encontrados no consumo do abacaxi, alcachofra, aveia, mel, amendoim, carne vermelha, cebola, cheiro-verde, chocolate, espinafre, nozes, linhaça e pepino.

 

Potássio e cálcio

 

O potássio é importante para o bom funcionamento do coração, rins e outros órgãos. Já o cálcio é um nutriente essencial para os nossos ossos e dentes, bem como para a saúde geral e bem-estar. Eles são encontrados em alimentos como amendoim, aveia, banana, coco, cogumelos, laranja, leite, lentilha, pão integral, queijo e ovos.

 

alimentos do bem

A chave para a nossa juventude está numa boa alimentação

 

Conheça a dieta rejuvenescedora indicada pela nutricionista Juliana Rossi di Croce

 

Cardápio:

 

Vitamina B12 – 01 copo (200ml) de leite de soja + 0 1 ovo cozido  + 01 iogurte natural . Essa dieta também pode ser substituída por 100 gramas de salmão cozido ou por 50 gramas de fígado. Outra alternativa é a combinação de 100 gramas de frango + 250ml de leite + 250ml de iogurte de baixa caloria.

 

Omega 3 – 15 gramas de semente de linhaça, o que equivale a uma colher de sopa.

 

Cobre – 02 colheres de sopa de chocolate em pó + 03 fatias de abacaxi + 02 nozes + 04 colheres de sopa de aveia.

 

Manganês – 50 gramas de espinafre + 01 colher de sopa de linhaça + 01 noz + 50 gramas de chocolate amargo + 200 gramas de fígado.

 

Potássio – 01 concha de lentilha + 01 copo de suco de laranja + 01 banana + 50 gramas de amendoim.

 

Cálcio – 100 gramas de sardinha assada + 50 gramas de amêndoas + 01 copo de leite de soja + 02 fatias de queijo branco light.

 

 

 

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