Clínica Geral

Conheça os benefícios dos alimentos ricos em iodo

Por Redação Doutíssima 29/12/2014

O iodo é um mineral presente em alguns alimentos e indispensável para o bom funcionamento do organismo. A importância dos alimentos ricos em iodo para a saúde humana se dão por sua participação na formação de dois hormônios da tireoide.

 

A tiroxina e a triiodotiroxina agem para o bom funcionamento de muitos órgãos e sistemas como o nervoso e cardiovascular, funções respiratórias, renais e a conservação e estabilidade da nossa temperatura corporal.  

 

alimentos ricos em iodo

Peixes são ótima fonte do mineral. Foto: iStock, Getty Images

 

Inclua alimentos ricos em iodo em sua dieta diária

 

A ausência de alimentos ricos em iodo no cardápio acaba incidindo em um problema de saúde. Há muitos anos o sal de cozinha virou o sal iodado e foi a primeira solução tomada no Brasil para banir o problema das famílias brasileiras. Entre seus principais benefícios está a atividade hormonal normal e evitando o hipotireoidismo.

 

Além disto, pode-se avaliar outros benefícios, como: crescimento e o desenvolvimento normal do organismo; crescimento e o desenvolvimento normal do cérebro; mantém funções do organismo equilibradas; resistência do sistema imunológico e resistência às infecções; melhora considerável na capacidade física e mental.

 

Uma dieta carente em alimentos ricos em iodo pode desenvolver diversos problemas, tanto em crianças quanto em adultos. A criança que durante a gestação sofreu deficiência na carga de iodo pode sofrer danos cerebrais, conforme o nível de carência do nutriente.

 

Outro grave problema é o aumento da glândula da tireoide, causando o hipotireoidismo. Essa doença provoca diversas complicações de saúde, como redução do crescimento, alterações na pele e nos pelos, redução na taxa metabólica e fraqueza muscular.

 

Como afeta diretamente alguns hormônios, sem alimentos ricos em iodo na sua dieta, o organismo começa a ter problemas, entre eles, a redução da fertilidade, que é característica da carência de iodo.

 

Isso ocorre porque a ausência desta propriedade afeta a maturação e evolução dos óvulos em algum dos estágios. A fim de evitar a maioria de problemas de desenvolvimento de crianças e etc, todo sal passou a receber doses de iodo, garantindo uma dose mínima ingerida.

 

Porém, todo mundo sabe que o sal é para ser usado em doses menores possíveis e a recomendação diário de iodo é de 150 microgramas para jovens com mais de 14 anos, 220 microgramas para as gestantes e 290 microgramas para mulheres que estão amamentando. Sendo assim, é necessário colocar alimentos ricos em iodo no seu cardápio.

 

Principais alimentos ricos em iodo

 

As principais fontes de iodo são os peixes de água salgada e os frutos do mar, como moluscos bivalves, lagostas, ostras, camarão, sardinhas, bacalhau, entre muitos outros. O leite e todos os seus derivados como iogurtes, coalhadas, queijos, requeijão, etc, também são boas fontes de iodo.

 

Este mineral ainda pode ser encontrado em legumes e algumas frutas como abacaxi, ameixas e groselhas. No caso dos legumes, você pode encontrar o iodo no nabo, beterraba, rabanete, cebola, alho poro, agrião e vagem.  

 

Ovos postos por galinhas que se alimentaram em solos ricos em iodo ou com rações que continham o mineral, também possuem iodo. Também possui a propriedade em questão alguns cereais como o arroz, o trigo e o centeio. No caso da farinha de milho, por exemplo, cada 100 gramas deste alimento pode conter 80 mg de iodo.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!