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Dica do Nutricionista

Conheça os prós e os contras das dietas líquidas

Por Claudia Mercier 29/12/2014

Com muita determinação e disciplina ainda é possível entrar em forma e perder os quilinhos indesejados antes que o verão termine. Mas todo o cuidado é pouco para não radicalizar com a dieta e jogar a saúde por água abaixo. Em uma rápida busca na internet é possível encontrar milhares de receitas de dietas. Mas fique atento ao custo-benefício.

 

 

dieta da sopa

Cuidado com as dietas somente à base de alimentos líquidos

 

O Doutissíma convidou a nutricionista Renata Rodrigues Oliveira para falar sobre os prós e contras das dietas líquidas. Segundo a especialista, muitos pacientes querem saber se podem ficar tomando sopa até atingir o peso ideal. “Logicamente, as sopas (principalmente de legumes) são uma refeição muito saudável, mas todo cuidado é pouco se você não tem orientação de como deve consumí-las”, alerta.

 

Dietas líquidas X saciedade

 

A nutricionista Renata Rodrigues Oliveira explica que os alimentos sólidos têm menor aproveitamento energético devido ao seu alto conteúdo de fibras, o que também resulta em menor energia na absorção. “Além disso, também, necessitam de mais mastigação, fatores que contribuem para proporcionar maior saciedade. O mesmo não ocorre com os alimentos ingeridos nas dietas líquidas”, esclarece Dra. Renata.

 

 

fome

Alimentos sólidos produzem maior saciedade do apetite

 

 

Segundo a especialistas, estudos mostraram que após a ingestão de alimentos sólidos foi observada uma maior resposta do metabolismo de repouso, quando comparada com os alimentos das dietas líquidas. “Alimentos sólidos também são bem mais aceitos pela população e geram maior saciedade”, explica a nutricionista.

 

Foi constatado também que quando grande parte das calorias era ingerida nas dietas líquidas, não observava-se compensação energética, ao passo que com os alimentos sólidos as pessoas se sentiam mais saciadas. Além disso, o esvaziamento gástrico também tem influência no controle da fome. Já é conhecido que alimentos líquidos têm esvaziamento mais rápido quando comparados àqueles na forma sólida, não proporcionando maior saciedade.

 

 

alimentação saudável

Prefira uma alimentação saudável e equilibrada

 

 

 Comida em primeiro lugar

 

Renata Rodrigues Oliveira enfatiza que o alimento sempre deve ser colocado em primeiro lugar. “Coma comida sempre que possível e evite ao máximo alimentos industrializados“, orienta. Ela é a melhor fonte de vitaminas e minerais, pois isso é importante planejar com calma uma dieta saudável e bem equilibrada; rica em frutas, verduras, legumes, grãos integrais, feijões, carnes magras e laticínios desnatados. Se você não se alimenta bem, de nada adianta usar aquele suplemento mais caro do mercado.

 

Em conjunto com um treinamento dedicado, uma boa alimentação com a proporção correta de proteínas, certos tipos de carboidratos e de gordura ainda é o melhor negócio para a construção de um corpo melhor.

 

Carboidratos, proteínas ou gorduras? Qual é o principal vilão?

 

Muitos pessoas passam por esse tipo de situação onde acabam exagerando na alimentação; seja em uma festa, numa viagem ou num encontro com os amigos. É claro que o exagero nunca é recomendado, mas a nossa nutricionista explicano vídeo abaixo o que fazer caso isso aconteça.

 

 

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