Motivação

2014 não deu certo? Aproveite o fim de ano e refaça os planos

Por Redação Doutíssima 30/12/2014

É normal ficarmos reflexivos no período que aproxima o fim de ano. Apesar das festividades, confraternizações, encerramentos de trabalho e escola, nossos planos e metas para o ano que está terminando voltam aos nossos pensamentos. Colocamos na balança, pesando tudo que realizamos e o que “deixamos em débito”.

fim de ano

Olhe para trás com otimismo para projetar a próxima etapa de sua vida. Foto: iStock, Getty Images

Por isso, é importante não deixar o estresse tomar conta e estabelecer novos planos. Comece listando o que você fez, o que é importante e o que pode ser relevado neste fim de ano.

Fim de ano com tolerância

 

Calma e paciência são necessárias no ambiente familiar. Caso haja conflitos pendentes, busque resolvê-los através do diálogo tranquilo e sadio. Não relembre os momentos negativos e perdoe as faltas que seus familiares ou amigos cometeram. Você também não é perfeito!

Não alimente discussões e aceite as opiniões dos outros, compreendendo que cada um tem seu ponto de vista. Concilie, apazigue, entenda. O fim de ano vai fechar com chave de ouro.

Encerre os ciclos necessários no fim de ano

 

Aproveite o fim de ano para encerrar também as pendências de sua vida. Se você tem trabalhos com prazos, finalize-os. Se o relacionamento só traz desgaste e o esforço para mantê-lo não está recompensando, termine-o.

Se o armário está com as roupas amontoadas, não liberando espaço para nada, limpe-o. Se a relação com algumas pessoas não está boa, afaste-se. Enfim, liberte a mente das coisas que estão “prendendo” você ao passado e invista em 2015!

Estabeleça metas possíveis

 

Não adianta programar atividades que você sabe que não poderá realizar. Por que colocar na lista de metas fazer ginástica se não vai reorganizar o trabalho, que funciona no mesmo horário de atendimento da academia? Por que planejar conhecer 20 países se você não juntou o dinheiro necessário?

Evite frustrações e faça uma lista de acordo com seu tempo e o dinheiro disponível. Contente-se em dar um passo de cada vez. Se as ambições forem grandes, faça pequenas metas para atingi-las, mas não sonhe com o que está muito longe da realidade sem dedicar esforço.

Se começar, não desista!

 

Recorra ao método de “só vou iniciar um projeto imaginando seu fim”. Avalie a finalidade de cada meta que você tem. No fim de ano, renove as listas de objetivos e proponha-se a terminá-los, nem que seja por etapas. Quer começar um curso? Projete o término de, pelo menos, um módulo.

Quer começar uma prática esportiva? Organize um cronograma de quando realizar as aulas. Mas, acima de tudo, decida e faça!

Esqueça o ano que passou

 

Não fique remoendo as metas que não conseguiu atingir nos meses que passaram. O fim de ano é tempo de avaliar as conquistas e derrotas, mas também projetar o futuro. Já que 2014 não voltará, pense que 2015 é o momento ideal para fazer o que não foi possível ainda melhor.


Além disso, veja se as coisas que não deram certo realmente tiveram impacto negativo. Afinal, nem tudo que não acompanha nossos planos é ruim. Talvez assim, possamos pensar ainda mais longe, recomeçar e, por fim, atingir nossas metas e realizar sonhos.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!