Zen

Aprenda o significado dos sonhos mais comuns

Por Redação Doutíssima 30/12/2014

Muitas pessoas têm ideias místicas sobre o significado dos sonhos, mas, para a ciência, eles são fruto de informações existentes no nosso subconsciente.  Esta região do cérebro ainda é um mistério, mas já se sabe que uma das formas mais comuns de acessá-la é através dos sonhos.

 

significado dos sonhos

A ciência explica que os sonhos são resultados das informações do subconsciente. Foto: iStock, Getty Images

 

Significado dos sonhos mais frequentes

 

Confira o significado de alguns dos sonhos mais comuns e veja se você se reconhece em alguns deles.

 

1. Sonhar que está caindo

 

Este é um dos sonhos mais comuns, e a psicanálise acredita que há muitas gerações ele venha ocorrendo. Geralmente você sonha que cai de um local muito alto no vazio, de um morro ou uma falésia, ou sonha que cai de alguma coisa, uma escada, por exemplo, sem ter como se agarrar em nenhum lugar.

 

Estes sonhos ocorrem em estágios diferentes do sono. Quando sonha com quedas menores, geralmente ocorre no início do sono e a sensação de estar caindo faz com que você desperte repentinamente.

 

O sonho com queda de grandes alturas ocorre em um estágio mais profundo de sono e significa um medo, consciente ou inconsciente de alguma grande perda ou de falhar na vida.

 

2. Sonhar que está voando

 

A ideia que o homem tem de voar vem de muito tempo e está entre o significado dos sonhos mais frequentes. Sonhar que está solto no ar, voando ou pairando no céu está ligado a preocupação com algum obstáculo que se tem que enfrentar e ultrapassar.

 

3. Sonhar que está atrasado

 

Na sociedade atual, de horário cada vez mais apertados, qualquer evento diferente do previsto pode causar atrasos, como um despertador que deixa de tocar ou um acidente que atrapalha causa um trânsito que não era esperado.

 

Entre os significados dos sonhos conseguimos avaliar que este antecipa algum acontecimento importante, uma entrevista de emprego, uma reunião em que o atraso significaria colocar tudo a perder. Sendo assim, o nosso subconsciente reage para nos lembrar de quanto aquele compromisso é importante.

 

4. Sonhar com dentes caindo

 

Este está entre o significado dos sonhos muito ruins. Compreendidos pela ciência também de forma negativa. Não tem nada a ver com pessoas pessoas doentes ou mortes na família e sim com a perda de poder e de autoconfiança.

 

Sentir perder os dentes, vê-los caindo ou sendo arrancados pode exprimir o sentimento de que alguma coisa muito importante na sua vida está sendo tirada de você.

 

5. Sonhar que está nu em público

 

Esse sonho é muito comum e sempre deve ser avaliado no significado dos sonhos. Acredita-se que muitas pessoas já tiveram ou ainda terão um sonho deste tipo. Sonhar que está nu, que não encontra roupas ou algo para se cobrir e está em um local onde há pessoas à sua volta, indica que você está sendo exposto a um local ou situação que o deixa desconfortável e deslocado.

 

Este sonho pode ser causado por várias situações como um intercâmbio, um novo trabalho ou novo cargo, mudança de escola, de faculdade ou até mesmo quando entra para a família do seu cônjuge, por não sentir o colhimento esperado e ficar inseguro.   

 

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!