Motivação

Faça a sua lista de desejos para o ano novo 2015

Por Redação Doutíssima 31/12/2014

Mais um ano se aproxima do fim. Você pode ter atingido – ou não – várias das metas a que se propôs, mas, faltando alguns dias para o término de 2014, já é hora de pensar no que quer alcançar no ano novo 2015.

ano novo 2015

Alcançar metas é possível com um pouco de disciplina e dedicação. Foto: iStock, Getty Images

Resoluções para o ano novo 2015

 

Ter resoluções é uma forma de incentivar a si mesmo a lutar por alguns dos objetivos traçados. Portanto, ter planos e anotá-los em um local onde é possível visualizá-los com certa frequência pode ser uma forma de impulsionar a concretização da meta.

Para o ano novo 2015, portanto, faça uma lista de desejos – você não tem nada a perder e, se leva-la a sério, tem grandes chances de obter êxito. As promessas de final de ano mais frequentes no Brasil costumam ter relação com o abandono do cigarro, a adesão a dietas e ao juramente de que se vai passar mais tempo com a família.

Coloque no papel as metas para o ano novo 2015

 

Se estas são algumas de suas ambições para o ano novo 2015, fique atento a algumas dicas de especialistas para que você realmente as alcance. Anotá-las em um papel é uma boa alternativa para fortalecê-las.

 

1. Parar de fumar

 

Para se livrar de vez do vício, o processo de privação do fumo deve ser feito de maneira gradual. É preciso estabelecer uma data e, aos poucos, iniciar a redução do número de cigarros. O fumante afastado da nicotina tende a apresentar sintomas como ansiedade e irritabilidade.

Assim, o acompanhamento de um médico é sempre recomendado. Ocupar a mente nos momentos de crise deve ajudar a enfrentar a abstinência. Para quem tem acesso, a ajuda de um terapeuta comportamental pode ser de grande valia.

 

2.Emagrecer

 

Se este é seu intuito no ano novo 2015, não deixe de buscar dicas de um nutricionista ou nutrólogo. Com a orientação de um profissional, a perda de quilos extras é sempre alcançada de forma mais saudável e os resultados tendem a ser mais prolongados.

Anote tudo o que consome durante o dia e depois risque o que acha muito calórico como chocolates, refrigerante, queijos gordurosos, etc. Lembre-se que a perda mais lenta de peso tende a ser menos instável que a diminuição rápida dos ponteiros da balança.

 

3. Ter mais tempo para  família

 

No ano novo 2015 você pode querer se dedicar mais aos que ama. Não se trata de uma tarefa simples. No entanto, a meta é possível. Para tanto, é necessário fazer um planejamento. Consulte a agenda de compromissos. Estabeleça horários e distribua a quem irá dedicar este tempo.

Ainda que não seja a maneira ideal, ter um horário para estar em contato com o filho, com a esposa ou com os pais faz com que a pessoa de certa forma mantenha o vínculo.

 

4. Impulsionar a poupança

 

Mas se para você o ano novo 2015 precisa ser um ano de juntar dinheiro, o segredo está em saber exatamente quanto ganha e quanto gasta. Pode parecer simples, mas poucos efetivamente anotam tudo o que entra ou sai da conta, maneira mais eficaz de se ter um real controle financeiro.

Ao ter ciência de todos os gastos, a pessoa pode analisar melhor o que é realmente necessário e o que pode ser riscado da lista para que algum dinheiro sobre no final do mês.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!