Dieta

Saiba como fazer a ceia de ano novo dukan

Por Redação Doutíssima 31/12/2014

Criada há 10 anos pelo nutricionista francês Pierre Dukan, a dieta Dukan, também conhecida como Dieta Francesa, segue a mesma linha da Dieta Atkins, em que há uma redução do consumo de carboidratos e a priorização de proteínas e gorduras. Nesta época, saiba que é possível fazer uma ceia de ano novo Dukan.

Por meio dela, é possível perder de 2,5 a 3 quilos em seis dias. O objetivo é surpreender o metabolismo, acelerando a queima de calorias e reparando o organismo para a próxima etapa, quando o programa libera verduras e alguns legumes.

 

ceia de ano novo dukan

Garanta sabor e preserve o esforço dos exercícios para perder peso. Foto: iStock, Getty Images

 

Ceia de ano novo Dukan preserva esforço

 

Com a chegada das festas de final de ano, não é necessário jogar fora todo o esforço feito ao longo dos últimos meses. É possível festejar a virada de ano sem culpa. Para que isto aconteça, basta preparar uma ceia de ano novo Dukan tipicamente brasileira, que vai do salpicão até a sobremesa, passando pelo peru e pela farofa.

Veja abaixo algumas receitas para que você comemore a passagem de ano em uma dieta sem sacrifícios.

 

1. Salpicão

 

Para preparar o salpicão dentro da Dieta Dukan, pegue 1 peito de frango grande temperado, cozido e desfiado, 1 xícara de alho poró cortado fino e refogado, 1 cebola, 2 cenouras pequenas raladas bem finas, salsinha e cebolinha a gosto, 1 dente de alho e sal e pimenta a gosto.

Para o molho, separe 1 iogurte desnatado light, 2 colheres de queijo cottage, 1 polenguinho light, 1 colher de creme cottage light ou pasta de ricota light, 1 concha de caldo de frango e 1colher de gengibre em pó. Bata todos os ingredientes do molho, ajuste o sal e temperos e veja se precisa de um pouco mais de caldo.

O molho é espesso e cremoso. Feito isto, misture-o ao peito de frango e legumes picados, e leve à geladeira antes de servir.

 

2. Peru

 

O tradicional prato da ceia de ano novo não poderia ficar de fora do cardápio. Assim, ele fará parte da ceia de ano novo Dukan.

Para prepará-lo, será necessário 1 peru, 400 ml de suco sabor laranja ou caldo de legumes zero, 2 colheres de shoyo light, 9 colheres de vinho branco seco, 2 cebolas médias , 3 dentes de alho, tomilho fresco  e pimenta em grãos moídas na hora a gosto, 400 gramas de mini cebolas e de cogumelos paris frescos.

Para o molho, os ingredientes são: 1 colher de amido de milho e sal, se necessário. Inicialmente, misture o suco, o molho de soja, o vinho, o tomilho, a pimenta em grãos e reserve.

Enquanto isto, coloque 2 cebolas e 1 dente de alho dentro do peru e amarre os ossos das coxas com um barbante. Tempere o peru com o molho reservado e acrescente as mini cebolas, os dentes de alho restantes e os cogumelos e o cubra com papel alumínio.

Leve à geladeira e deixe marinando por 8 horas. Vire o peru de lado para que todas as partes fiquem bem temperadas. Depois, transfira o peru para uma assadeira junto com o tempero e proteja as pontas das asas e coxas com papel alumínio.

Leve ao forno baixo e asse por aproximadamente 2 horas regando-o algumas vezes com o tempero da assadeira. Retire o papel alumínio, aumente a temperatura e deixe por mais 1 hora ou até dourar. Depois, reserve o peru com as cebolinhas e cogumelos e coe o molho que ficou na assadeira e leve-o ao fogo baixo para reduzir.

Coloque o sal a gosto, acrescente 1 colher de chá de amido de milho para engrossar e sirva o molho a parte.

 

3. Farofa da ceia de ano novo Dukan

 

Para acompanhar a ceia de ano novo Dukan, prepare uma farofa no mesmo estilo. Para isto, basta pegar 1 pão integral cortado em fatias, torrado e triturado, 2 cebolas cortadas e picadas, 1 dente de alho amassado, 6 colheres de caldo de carne zero.

Separe mais 2 colheres de requeijão zero, 300 gramas de couve picada, 3 ovos cozidos, salsinha, cebolinha e sal a gosto, 300 gramas de peito de peru e 1 colher de essência de bacon.

Primeiramente, corte o peito de peru em cubos, cubra com água, acrescente a essência de bacon e deixe marinando por 1 hora. Escorra a água e leve ao microondas por 3 minutos sucessivamente até os cubinhos de peru ficarem torradinhos e dourados.


Depois, refogue o alho e as cebolas com o caldo até ficarem transparentes e amolecidas. Coloque o requeijão, acrescente a couve e tampe a panela até a couve murchar. Acrescente os cubinhos de peru torrados e a farinha feita com o pão. Mexa bem e por fim coloque os ovos cozidos cortados e a salsinha e a cebolinha.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!