Uncategorized

Sexo fora do casamento: é possível superar uma traição?

Por Redação Doutíssima 31/12/2014

Superar uma traição não é fácil para ninguém. Essa é uma questão muito delicada, pois, além das dificuldades emocionais do casal na hora de lidar com a descoberta de uma mentira, a infidelidade mobiliza amigos e familiares, todos opinando sobre a relação e sobre o que a pessoa traída deve fazer. A primeira coisa que você precisa saber é que, ao descobrir o sexo fora do casamento, a decisão deve ser sempre da vítima do adultério e de mais ninguém.

E aí vai depender de muitas coisas. Há quem nunca conseguiria perdoar esse tipo de situação. Mas também existem pessoas que percebem a sinceridade nos pedidos de desculpa de quem pulou a cerca e dão uma nova chance. O Importante é cada pessoas se conhecer e conseguir decidir com liberdade o que pode ser feito.

 

 

sexo-fora-do-casamento

É possível retomar a confiança após um caso de infidelidade. Foto: iStock, Getty Images

O que fazer ao descobrir o sexo fora do casamento

 

A traição não precisa representar o final da relação se o casal tiver maturidade para lidar com a crise inicial que ela provoca. E, é claro, entender por que ela ocorreu. Existem diferentes tipos de traição. É mais fácil para ambos os parceiros lidarem com o sexo fora do casamento se o caso de infidelidade não tiver sido causado por uma paixão, mas apenas um equívoco isolado.

O impacto da traição depende de cada caso. Assim, cabe à pessoa que foi traída responder questionamentos e decidir se deve apostar na razão e proteger seu ego ou então buscar a felicidade. As respostas podem definir o futuro da relação.

Se você decidir dar uma nova chance, enfrente o desafio de reparar o dano que levou à traição. Não finja que nada aconteceu. Em relações saudáveis, é menos provável que a traição aconteça. Portanto, procure entendeu o que não estava bom a ponto de acontecer a infidelidade.

O casal deve avaliar junto onde cada um tem falhado e deixado de ser parceiro do outro. Especialistas alertam que a traição ocorre quando existe uma quebra na cumplicidade, na lealdade. É muito mais do que a simples prática de sexo fora do casamento.

O sofrimento após o sexo fora do casamento

A traição dói demais. Este misto de sentimentos ruins deve ser externado. Botar a raiva para fora e chorar muito faz parte. Não se pode ignorar a dor da traição. Todos os sentimentos têm que ser valorizados, por mais doloroso que o processo seja.

Nesta situação, muitos medos aparecem, afinal, encarar a ameaça ao relacionamento e o que isso significa para você o sofrimento de perder a pessoa amada, a culpa por ter provocado, direta ou indiretamente, o sexo fora do casamento, o cansaço de ter que construir tudo de novo, muitas vezes do zero, são algumas das hipóteses que aparecem e estão relacionadas com o fato.

É necessário “mexer na ferida”. Não adianta jogar a traição para debaixo do tapete e fingir que nada aconteceu. O casal, e principalmente quem foi traído, precisa entender o que houve. Essas conversas podem trazer de volta o vínculo perdido.

Mesmo que o sexo fora do casamento tenha sido apenas uma relação casual, uma oportunidade do momento, nem por isso os sentimentos de quem foi traído devem ser considerados menos importantes. A conversa vai reaproximar o casal.

Estabeleçam uma nova relação

Voltar a confiar de novo é fundamental. Perdoar uma traição não é dar uma permissão para que aconteça outra vez, como muitos afirmam. O traidor precisa provar que está comprometido e empenhado em não repetir o erro, já quem foi traído precisa de muita garantia de amor para voltar a se sentir bem de novo e, mesmo assim, pode ficar uma pulga atrás da orelha, querendo monitorar cada passo do outro – mas essa atitude pode não ser saudável.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!