Receitas

Veja receitas para uma ceia de ano novo sem glúten

Por Redação Doutíssima 31/12/2014

Quem tem restrições alimentares, como os celíacos, sabe o quanto é difícil preparar uma ceia de ano novo sem glúten. Mas não é impossível. Basta usar a criatividade e se inspirar em receitas que dão água na boca e não perdem em nada para os pratos tradicionais.

Pratos livres da proteína garantem uma ceia saborosa com ingredientes tradicionais. Foto: iStock, Getty Images

Pratos livres da proteína garantem uma ceia saborosa com ingredientes tradicionais. Foto: iStock, Getty Images

Lentilha está liberada

 

 

A ceia de ano novo sem glúten pode contar com a clássica lentilha. O grão, indispensável para festa, pode ser consumido sem problemas por quem deve passar longe do glúten.

Você pode temperar com cenoura, batata, tomate, tempero verde, enfim… com todo o tipo de verdura. A carne, seja ela de gado ou de porco, também é isenta da proteína.

Desafios do preparo ceia de ano novo sem glúten

 

Preparar uma ceia de ano novo sem glúten exige criatividade e disposição para correr atrás de ingredientes livres da proteína. Se você é a pessoa que não pode comer glúten é mais fácil, pois já sabe como lidar com a situação.

Mas se você tiver que preparar um prato para quem não pode comer glúten não tente fazer algo mirabolante. Faça um prato livre e ofereça saladas. Quanto à sobremesa, no entanto, é elegante ter uma que não contenha glúten.

2 receitas para ceia de ano novo sem glúten

 

É simples e vai demonstrar interesse em receber bem. Se entre seus convidados, houver algum celíaco, você estará preparada para recebê-lo com 2 receitas simples e tradicionais para a data, em uma ceia de ano novo sem glúten. Acompanhe:

 

1. Risoto

 

Risotos são sempre excelentes opções para quem sofre de doença celíaca. Para uma ceia de ano sem glúten você pode escolher entre diversas opções de risotos. Sugerimos aqui o delicioso risoto de camarão.

Ingredientes

– 800 gramas camarão limpo (ou a carne que preferir)

– 2 xícaras e 1/2 de arroz arbóreo

– 3 colheres de manteiga

– 2 litros de caldo de legumes (prefira o feito em casa)

– vinho branco seco

– 1 cebola pequena picada

– alho amassado

– tomate cereja cortado em quatro

– Especiarias a gosto.

Modo de Preparo

 

Refogue a cebola e o alho na manteiga. Em seguida coloque o arroz e mexa bem até envolver a gordura em todos os grãos. Jogue o vinho branco e fique mexendo até evaporar. Coloque os tomates e sal e mexa até eles ficarem bem incorporados ao arroz.

Vá colocando o caldo de legumes aos poucos, duas conchas em meia por vez. Mexa fazendo um oito até secar e acrescente mais caldo. Faço isso por 30 minutos. Após misture os camarões e deixe cozinhar por mais cinco minutos. Sirva decorando os pratos com especiarias de seu gosto.

 

3. Lombo de Porco

 

Carne de porco é outro prato indispensável na ceia, e por ser livre de glúten pode ser comido sem culpa.

Ingredientes

– 1 kg de lombo de porco

– 3 dentes de alho amassado

– 1 cebola picada

– Suco de um limão

– ½ xícara de suco de abacaxi

– Sal

– Pimenta do reino

Modo de Preparo

 

No dia anterior à ceia, tempere o lombo de porco com sal, pimenta, alho, cebola e suco de limão. No dia seguinte, cinco minutos antes de ir ao fogo, coloque sobre o lombo o suco de abacaxi, ele ajuda a amolecer a carne.


Embrulhe o porco em papel alumínio e leve ao fogo por cerca de 40 minutos. Abra o embrulho e regue a carne de tempo em tempo, assim ela ficará molhadinha na hora de servir. Quando já estiver cozida a carne, abra por completo a alumínio e deixe o porco dourar. Sirva com arroz, verduras e saladas.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!