Dica do Nutricionista

Conheça os benefícios da goiaba e aprenda deliciosas receitas

Por Redação Doutíssima 01/01/2015

O Brasil é o maior produtor mundial de goiabas vermelhas. É preciso tirar proveito disso, considerando que a fruta é fonte de uma extensa lista de nutrientes. Há muito que se falar em se tratando dos benefícios da goiaba, a começar que ela é rica em vitamina A, substância essencial à saúde dos olhos.

Assim, os mais atentos aos benefícios da goiaba, ao inserirem o fruto à dieta, estão menos vulneráveis a danos na retina, além de se demonstrarem mais protegidos contra catarata e degeneração da mácula (porção central da retina).

beneficios da goiaba

Fruta oferece uma lista enormes de benefícios à saúde. Foto: iStock, Getty Images

Combate ao câncer é um dos benefícios da goiaba

A espécie, típica de países tropicais, é também abundante em vitaminas B6 (importante para o sistema nervoso e imunológico), e C (que amplia a capacidade de absorção de ferro pelo organismo).

Outro aspecto que soma à relação de benefícios da goiaba é que ela dispõe de significativa quantidade de licopeno, fitonutriente com propriedades antitumorais. Sendo assim, é alimento importante na prevenção a cânceres de próstata, cólon, mama, boca, pele, estômago e pulmão.

A frutinha avermelhada é ainda capaz de controlar a pressão arterial e os níveis de sódio na corrente sanguínea, o que contribui fortemente para o combate de derrames e ataques cardíacos.

Os benefícios da goiaba se refletem igualmente na pele: por ser rica em antioxidantes, melhora a aparência da derme e impede o surgimento de acne. Rica em fibra dietética, traz consigo a regularização do intestino, o que é mais um item á acrescentar ao grupo de benefícios da goiaba.

Receitas que mostram os benefícios da goiaba

Como se não bastassem todos estes aspectos positivos da fruta para a saúde humana, a goiaba ainda é uma espécie saborosíssima. Preparamos algumas receitas que você pode incluir em sua lista de sobremesas agora mesmo. Confira:

 

1. Goiabada

Ingredientes:

– Um quilo de goiaba vermelha

– Uma xícara e meia de chá de açúcar refinado

Modo de Preparo:

Lave as frutas, retire as extremidades e descasque-as. Resguarde as cascas. Pique as goiabas com as sementes e disponha-as no copo do liquidificador com 200 mililitros de água. Bata por um minuto e coe.

Em uma panela, coloque o açúcar com 100 mililitros de água. Acenda o fogo e, sem parar de mexer, espere o açúcar se dissolver e começar a ferver. Agora, sem mexer, deixe no fogo por mais quatro minutos.

Junte a polpa de goiaba e a metade das cascas. Deixe cozinhar, sempre mexendo, por uma hora ou até soltar do fundo da panela. Depois, tire do fogo. Coloque a goiabada ainda quente em uma forma ou outro recipiente metálico e deixe descansar por duas horas. Corte em pequenos pedaços e sirva.

 

2. Mousse de goiaba

Ingredientes:

– Seis goiabas bem maduras

– Uma lata de leite condensado

– Um envelope de gelatina sem sabor

– Três claras em neve

– Duas colheres sopa de açúcar

 

Modo de Preparo:

 

– Descasque as goiabas e descarte as sementes

– Mescle a gelatina com seis colheres (sopa) de água

– Leve a gelatina com água ao fogo, em banho-maria, para que se dissolva bem

– No liquidificador, bata as goiabas com o leite condensado e a gelatina dissolvida

– Bata claras em neve com o açúcar, misturando na sequência ao creme de goiaba

– Sirva gelado.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!