Filhos > Uncategorized

Saiba o que fazer quando o bebê cai

Por Redação Doutíssima 01/01/2015

Acompanhar os primeiros passinhos do bebê é um momento muito esperado e emocionante na vida dos pais, afinal, simboliza o primeiro indício de independência da criança. Mas este momento pode ser de muita tensão, pois a criança geralmente sofre algumas quedas neste processo. O que fazer quando o bebê cai é um dos maiores desafios dos pais.

As quedas mais comuns são as da própria altura, sem necessariamente subir em nada, sendo que nos bebês esse acidente costuma ser na cama dos pais. Em virtude da proporção física da criança, especialmente abaixo de 2 anos de idade, a cabeça é lançada para frente na queda.

o que fazer quando o bebê cai

Acidentes domésticos acontecem, veja como proceder com os pequenos. Foto: iStock, Getty Images

O que fazer quando o bebê cai?

 

O que fazer quando o bebê cai, leva um tombo grande? Sempre que o bebê leva um tombo grande, seja do sofá, da cama, do trocador, do berço, do cadeirão ou andando, é necessário examiná-lo com atenção para ver se não há nenhuma lesão mais séria, principalmente se ele tiver batido as costas ou a cabeça no chão.

As crianças são muito resistentes, sendo que a maioria das quedas não são graves, não necessitando, normalmente, de uma chamada para o pediatra ou de uma ida ao pronto-socorro. No entanto, apesar de ser parte normal do desenvolvimento de uma criança, é importante saber o que fazer quando o bebê cai, pois esta queda pode trazer consequências graves.

Primeiramente, os pais precisam manter a calma e consolar o bebê. Não há necessidade de ligar de imediato para o pediatra ou de levar o bebê ao hospital, porque a queda pode não ter causado ferimentos.

Neste momento, procure-o acalmá-lo, até mesmo para que você consiga entender o que fazer quando o bebê cai,  verificar se não há ossos quebrados, lesões internas ou uma concussão. Veja se nele não apresenta algum inchaço, vermelhidão, hematoma ou deformidade.

O que fazer quando o bebê cai e se machuca?

 

Em caso de vermelhidão ou hematoma, aplique uma pedrinha de gelo para diminuir a circulação do sangue no local, reduzindo o hematoma. Se o bebê parecer estar bem, agindo normalmente, o mais provável é que a queda não tenha tido consequências mais graves.

No entanto, fique de olho nele durante as 24 horas seguintes, especialmente se ele tiver batido a cabeça. Quedas triviais não necessitam de avaliação médica imediata.

Crianças com menos de dois anos de idade devem ser avaliadas mais atentamente, pois, além de terem os ossos do crânio mais sensíveis, o que as predispõem a lesões no cérebro sem manifestação externa de fratura, não conseguem dizer exatamente o que estão sentindo.

O bebê deve ser levado imediatamente ao pronto-socorro nos casos em que apresentam um ferimento com sangramento, inchaço ou deformidade nos braços ou nas pernas, vômito, desmaio e choro intenso que não passa. Também deve-se buscar ajuda médica caso ela manque, não mexa os braços ou as pernas ou se ficar muito calma, apática, sem reação.

 

O nome técnico que se dá quando a criança cai e bate a cabeça é traumatismo crânio-encefálico, que pode ser classificado em leve, moderado ou grave, dependendo de como está o exame neurológico da criança, quando avaliada pelo médico.

No entanto, se você achar que a queda foi muito grave, não pense duas vezes sobre o que fazer quando o bebê cai, siga seus instintos e opte sempre pela precaução. Ou seja, leve a criança ao médico para a realização de exames.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!