Medicina Alternativa

Você sabe o que é fisioton? Conheça seus benefícios

Por Redação Doutíssima 01/01/2015

Uma plantinha que ainda em 77 D.C. já era descrita pelo médico grego Dioscorides como útil para uso terapêutico, a Rhodiola Rosea, é a base de um medicamento que vem se difundido mundo afora nos últimos anos: o Fisioton.

fisioton

Planta que é base para medicamento contra fadiga é conhecida como raiz dourada. Foto: iStock, Getty Images

Encontrada nas regiões árticas do planeta e em zonas montanhosas da Europa e da Ásia, a matéria-prima do Fisioton, no Brasil também chamada de raiz dourada, hoje já é disponibilizada em forma de comprimidos por conta do avanço da indústria farmacêutica. O Fisioton atua na melhora do desempenho físico e mental.

Fisioton atua contra fadiga

 

Pesquisas sugerem que a droga é capaz de atenuar estados de esgotamento, fadiga e astenia (perda de vigor). Também tendo estudos como referenciais, o Fisioton é apresentado como grande aliado de atletas, em especial aos que alto rendimento físico é exigido, considerando que colabora intensamente para o fortalecimento muscular quando utilizado regularmente.

Para quem não se dedica ao esporte como profissão, o Fisioton pode ajudar significamente no controle dos desgastes diários, afinal de contas uma rotina cheia de compromissos igualmente pode levar a quadros de estafa.

Em se tratando de bem-estar emocional, o produto, que não necessita prescrição médica, da mesma maneira traz benefícios. O fármaco pode exercer importante papel na redução de episódios de ansiedade e na melhora do humor.

O Fisioton atua no eixo hipotálamo-hipófise-adrenal. À medicação cabe, portanto, melhorar a resposta hormonal do metabolismo ao estresse. O remédio tem influência sob a produção de certos neurotransmissores, com destaque para a serotonina e a dopamina.

Investigações conduzidas por cientistas sinalizaram que a administração adequada do Fisioton contribui para um incremento de 30% nos valores de serotonina, além de ampliar o transporte de percussores da serotonina (triptofano e 5- hidroxitriptofano) no sistema nervoso central.

O resultado disso é uma nítida melhora na disposição, no ânimo do indivíduo. Aprimoramento da capacidade de concentração é mais uma das vantagens listadas pelo medicamento.

 

Por sua habilidade em acrescer a resistência do corpo e da mente, isto é, de forma generalizada, a Rhodiola Rosea e, consequentemente o Fisioton, é tida como um adaptógeno, já que ‘pré-adapta’ o organismo a eventuais agentes estressores – que podem ser químicos, físicos ou biológicos, sem provocar distúrbios hormonais.

As restrições do Fisioton

 

A recomendação é que o Fisioton seja utilizado uma vez ao dia, preferencialmente pela manhã, a partir da ingestão de um comprimido de 400 miligramas. A medicação é contraindicada a crianças menores de 12 anos, gestantes, mulheres em período de amamentação.

 

Da mesma forma, pessoas com pressão alta e indivíduos alérgicos a qualquer um dos componentes da fórmula não podem usar o produto. E pessoas com problemas de coração, fígado ou rins, que estejam fazendo uso de drogas psiquiátricas ou remédios para tratamento de anomalias cardiovasculares só podem aderir ao Fisioton após aval do médico.

Os efeitos colaterais mais relatados são insônia, aumento do ritmo cardíaco, cefaleia, agitação, problemas gastrointestinais e diarreia. Caso os sintomas sejam persistentes, a suspensão do medicamento é aconselhada e a procura por orientação médica é sugerida.

 

O valor da medicação varia de 30 a 100 reais, tudo depende do número de comprimidos da embalagem.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!