Clínica Geral

Descubra como baixar o ácido úrico no sangue

Por Redação Doutíssima 02/01/2015

Para prevenir diversos problemas de saúde, é preciso saber como baixar o ácido úrico no sangue. Uma das principais doenças causadas pelo ácido é a gota, uma dor intensa nas articulações que provoca calor e vermelhidão.

Ela provoca inflamação articulatória devido aos cristais do ácido úrico que ficam depositados. Parte da família do reumatismo, a gota é evitada quando os níveis do seu causador estão baixos.

como-baixar o ácido úrico no sangue

Presente no organismo, ácido úrico pode provocar doenças. Foto: iStock, Getty Images

Como baixar o ácido úrico no sangue com alimentação

Não há como baixar o ácido úrico no sangue sem uma dieta cuidadosa. A eficiência no tratamento é possível ao evitar as carnes vermelhas, principalmente as de cabrito, ou as mais jovens, como vitela ou leitão. Peixes e frutos do mar também são perigosos porque aumentam a acidez.

A principal forma de controle está no consumo de água, que deve ser ingerida constantemente. Três litros é o ideal para auxiliar na eliminação do ácido úrico e diminuir a possibilidade de desenvolvimento dos cálculos renais.

Manter o organismo funcionando com sementes de abóbora, coentro, salsa, alho, cenoura, pepino, cebola, alface, nabo, beterraba, tomate, couve, limão, laranja e abacate é uma das maneiras de como baixar o ácido úrico no sangue. Eles mantêm o corpo alcalinado e pronto para a rotina diária.

Alimentos como cereais integrais, verduras e frutas em geral também auxiliam a não aumentar a acidez sanguínea e podem ser ingeridos à vontade.

Remédios caseiros reduzem o ácido úrico

Você sabe como baixar o ácido úrico no sangue de forma simples? Em casa, é possível preparar remédios que auxiliam no combate desse problema. Com o suco de beterraba ou limão, ele pode ser reduzido através da ingestão de substâncias eficientes e presentes nesses alimentos.

O suco de beterraba (80g) combinado com cenoura (80g), pepino (80g) e agrião (20g), diminui o excesso do ácido úrico dentro do organismo, evitando a gota e a artrite. Bata todos os alimentos em uma centrífuga ou liquidificador e beba logo após o preparo.

Se tomado todos os dias, ainda em jejum, em 3 semanas a análise sanguínea já pode indicar redução do nível de ácido úrico. Outra maneira de preparar um remédio caseiro para o combate ao ácido úrico é com o limão (suco de uma fruta).

Juntamente com cenoura (2 colheres de sopa do ingrediente ralado), agrião (meia xícara das folhas) e mel (1 colher de sopa) é possível obter um xarope alternativo. Para preparar, basta amassar as folhas de agrião em um recipiente, adicionar a cenoura, o suco do limão e o mel, cobrindo com um pano e deixando em repouso por 6 horas.

Depois desse tempo, coe e esprema bem, tomando uma colher de sopa a cada 5 horas.

Para auxílio das dores decorrentes do ácido úrico

É importante conhecer formas de como baixar o ácido úrico no sangue através de terapias naturais. Para reduzir as dores, o inchaço e a inflamação, além de melhorar a circulação do sangue, a acupuntura tradicional chinesa é bastante recomendável para manter o ácido úrico sob controle.

Outro benefício é que a terapia libera endorfinas e relaxa os músculos. Da mesma forma, as massagens com óleos vegetais têm potenciais diuréticos que combatem os processos inflamatórios e auxiliam a eliminar o ácido úrico.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!