Amor e Sexo

Descubra qual a diferença entre travesti e transsexual

Por Redação Doutíssima 02/01/2015

Você já deve ter ouvido falar ou conheceu pessoas que se vestem e agem como se fossem do sexo oposto. Mas você sabe que cada caso é um caso, e que há diferenças entre o que chamamos de travesti e transsexual? Atualmente, há uma redefinição de gêneros e sexualidade, por isso, muitas vezes as pessoas acabam por usar uma terminologia errada para se referir a um certo grupo.

Travesti e transsexual são dois termos usados ​​muitas vezes como sinônimos, embora esse seja um erro de identificação. Há uma série de diferenças entre aqueles que se identificam como um ou outro, embora as definições exatas possam variar de pessoa para pessoa. Veja como é possível identificar cada caso para, assim, usar o termo correto.

travesti

Comportamento social é uma das diferenças entre travestis e transsexuais. Foto: iStock, Getty Images

Travesti ou transsexual, qual a diferença?

 

De acordo com muitos especialistas, é social, e não biológica, uma das principais diferenças a respeito da identificação de gênero. As estruturas sociais sobre os papéis masculinos e femininos são o que definem o sexo, ao invés das definições anatômicas e científicas que definem de qual sexo é uma pessoa.

Em essência, a roupa que alguém veste, os produtos de beleza que ele ou ela usa, e até mesmo os tipos de atividades que ele ou ela gosta, tudo pode ser descrito em termos de gênero. Com isso, um travesti e um transsexual geralmente têm ideias diferentes na identificação de gênero.

Um travesti normalmente não apresenta qualquer tipo de desconforto com seu sexo biológico. Mesmo assim, optam por adotar hábitos de vestimenta ou aparência do sexo oposto, mantendo todas as características físicas do seu sexo.

Acontece o contrário com um transsexual, que acredita que é verdadeiramente do sexo oposto, como se tivesse nascido em um corpo errado. Um transsexual pode tomar medidas para fazer alterações químicas ou anatômicas ao seu corpo, a fim de ser mais semelhante ao outro sexo.

Alguns suplementos hormonais, como o estrogênio e a testosterona são frequentemente usados ​​por transsexuais para causar alterações químicas, tais como o crescimento do cabelo e a mudança da voz. Alguns podem optar por se submeter à cirurgia mudança de sexo.

 

E quanto a sexualidade do travesti?

 

Muita gente acredita que qualquer pessoa que se vista da mesma forma do sexo oposto é um claro indicativo de orientação homossexual. Na realidade, isso de forma alguma é verdade, embora alguns travestis sejam, de fato, gays ou lésbicas, uma pessoa pode ser um travesti por qualquer razão, incluindo gosto pessoal, arte performática ou até mesmo para fazer uma declaração política ou social sobre os papéis de gênero ou regras sociais.

Quanto aos transsexuais, como sua mente age como uma pessoa do sexo oposto, seus desejos sexuais acompanham esse mesmo caminho. Por isso, além da sexualidade, o que realmente difere travestis e transsexuais é o seu estilo de vida.

Enquanto um transsexual pode se submeter à cirurgia de redesignação ou apenas viver abertamente e constantemente com seu sexo escolhido, um travesti, muitas vezes, pode limitar suas atividades transsexuais a partes específicas de suas vidas, mantendo o seu gênero tradicional grande parte do tempo.