Métodos Contraceptivos

Conheça as vantagens e os riscos do nuvaring

Por Redação Doutíssima 04/01/2015

O nuvaring é um anticoncepcional não-oral em forma de anel e fabricado com um plástico transparente e flexível.  Com cerca de cinco centímetros de diâmetro e quatro milímetros de espessura, ele é uma inovação em termos de métodos contraceptivos.

 

Inserido diretamente na vagina, o anticonceptivo libera pequenas doses de estrógeno e progesterona que vão para a corrente sanguínea. Esses hormônios ovarianos também estão presentes nos comprimidos tradicionais, contudo com o nuvaring eles são liberados em quantidade controlada.

nuvaring

Em forma de anel, este contraceptivo é alternativa aos anticoncepcionais orais. Foto: iStock, Getty Images

O anel é usado por 21 dias. Após esse tempo o uso precisa ser suspenso por sete dias, quando ocorrerá a menstruação. Passada esta semana, um novo anel pode ser colocado, e o mesmo processo se repete.

 

Por que usar nuvaring?

 

A pílula anticoncepcional tradicional, apesar de ser o método de proteção contra a gravidez mais utilizado pelas mulheres, ainda causa desconfortos em algumas. Por não ter o potencial de dosar a quantidade de hormônios liberados por vez, esses comprimidos podem causar indisposição estomacal, como vômitos, o que diminui o seu efeito.

 

Isto ocorre porque as pílulas passam por órgãos como o fígado e o estômago, além do que, o uso de outras medicações, principalmente de antibióticos, anula a proteção dos anticonceptivos orais, o que não acontece com o uso do nuvaring.

 

A necessidade de se ingerir os remédios todos os dias, e aproximadamente no mesmo horário, também é um fator levado em conta na hora de decidir qual método a mulher vai utilizar. Esta obrigação leva muitas, inclusive, a desistir dos anticoncepcionais orais, o que é mais uma vantagem do anel vaginal que precisa ser trocado apenas uma vez ao mês.

 

Há indícios de que o nuvaring ajude a diminuir as cólicas, a tensão pré-menstrual (TPM), e o fluxo sanguíneo durante o ciclo. E o melhor é que ele não engorda, e depois de colocado, não é percebido ou sentido pela paciente ou por seu parceiro sexual.

 

Contudo, ele tem algumas desvantagens. Seu valor é mais alto do que o das pílulas orais; pode causar náuseas e pequenos sangramentos nos primeiros dias de uso; e é contra indicado para mulheres que estejam amamentando, por exemplo. Ele também não protege de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

 

Como colocar o nuvaring?

 

O nuvaring pode ser colocado pela própria paciente em casa, sem necessidade de ir ao médico para fazê-lo. A mulher precisa achar uma posição confortável para introduzir o anel. Há três modos mais indicados: de pé com as pernas abertas; deitada; ou em pé com uma das penas mais elevada que a outra.

 

Ele deve ser empurrado o mais para dentro possível, preferencialmente com a ajuda dos dedos. Por ser feito com um material flexível e macio, o anel é fácil de ser colocado e tem menos risco de ser expulso. Se você, após inseri-lo estiver sentindo algum desconforto, empurre-o mais para dentro.

 

Para retirar o contraceptivo também não é necessário ir ao médico. Puxe a borda do anel delicadamente com os dedos.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!