Clínica Geral

Será que estalar os dedos faz mal?

Por Redação Doutíssima 04/01/2015

Muita gente tem o hábito e não sabe que estalar os dedos faz mal. Os “trec trec” até podem causar uma sensação de alívio maravilhosa, mas também provocam, no longo prazo, perda de flexibilidade, lesões na cápsula formadora da articulação, reduzem a força dos dedos e em pessoas com pré-disposição genética pode causar artrite.

 

O mesmo pode acontecer em quem estala o pescoço, joelhos, ombros, costas e cotovelos. O fluido sinovial, líquido espesso que tem a função de lubrificar as articulações e os ossos, é o principal responsável pelo estalar dos dedos.

 

estalar os dedos faz mal

Hábito quase inconsciente pode causar danos sérios às articulações. Foto: iStock, Getty Images

Descompressão causa barulho nas articulações

 

O barulho do estalo acontece quando há a descompressão deste fluido durante a separação dos ossos das articulações e alongamento do tecido conectivo e a consequente movimentação dos ossos e articulações.

 

Esse processo todo provoca a formação de gases, que ficam acumulados na cápsula da articulação, por isso, quando você estala os dedos pela segunda vez no mesmo dia, por exemplo, o ruído é mais alto.

 

Estalar os dedos faz mal, justamente, por esse processo todo que acontece. Toda vez que você quebra o fluido sinovial e ele passa a ser produzido com maior intensidade e é ele que causa todos os problemas já citados, além de dor e perda de força dos dedos.

 

O líquido, no entanto, leva em torno de 20 minutos para ser restabelecido, por isso é impossível provocar o ruído em sequência. Se você quiser sentir aquela sensação de alívio busque sempre ajuda de um profissional, pois ele te ensinará a técnica correta.

 

Estalar os dedos faz mal, pois pode causar artrose

 

Talvez, algum dia durante seus momentos de alívio estalando os dedos alguém falou: “estalar os dedos faz mal, pois pode causar artrose”. Na verdade, ainda não há comprovação científica de que o hábito seja responsável pela doença que causa o desgaste das articulações.

No longo prazo, há um processo inflamatório nas as articulações e também pode acontecer a deformação dos dedos.

 

Estalar os dedos faz mal para a saúde das mãos

 

Os movimentos repetitivos das articulações, provocados pelo estalar dos dedos, podem enrijecer e engrossar as juntas, como são conhecidas popularmente as articulações. Estalar os dedos faz mal para a saúde das mãos, pois toda a alteração provocada causa irritação e dor, que precisarão ser tratadas com medicamentos e fisioterapia.

 

Como relaxar os dedos sem fazer mal

 

Se você é daquelas pessoas que não sabiam que estalar os dedos faz mal, mas que precisam dar uma relaxada nas mãos se não o mundo acaba, calma! Há maneiras corretas de fazer sem causar danos à saúde das articulações.

 

Uma das técnicas aconselhadas pelos quiropatas é pressionar seu polegar contra a almofada do seu dedo médio. Faça o movimento e pressione com força até as pontas ficarem vermelhas. Isso vai provocar uma sensação de alívio semelhante a do estalar.

 

Outro movimento que não causa danos aos dedos é a técnica do funil. Para fazê-la, tente fazer com os dois últimos dedos um funil. Pressione-os contra a palma da mão. Com esta técnica, que pode ser um pouco difícil para algumas pessoas, é possível ouvir um ruído de estalar. É super relaxante.

 

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!